The Fulbright Foreign Language Teaching Assistant Program (FLTA) e as políticas linguísticas para o ensino de português nos EUA

Autores

Palavras-chave: Política linguística, Agência, Ensino, Português brasileiro, EUA, FLTA

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1931

Neste artigo, nossos objetivos foram descrever o Programa Foreign Language Teaching Assistant da Comissão Fulbright e discutir como os bolsistas desse programa, os FLTAs, atuam como agentes de uma política linguística de difusão do português em instituições de ensino superior dos Estados Unidos da América (EUA). Para tanto, analisamos, a partir da concepção processual de política linguística de Johnson (2013), que coloca a agência como um dos elementos centrais na compreensão do fenômeno, dados documentais e entrevistas semiestruturadas realizadas com alguns dos jovens professores brasileiros que são enviados para aquele país. Os resultados demonstram que o envio de jovens professores brasileiros para ensinar português nos EUA é parte de uma grande política externa que começou a ser implantada no final da Segunda Guerra Mundial, em uma tentativa do governo norte-americano de exercer o que tem sido entendido como soft power. Nas últimas 12 edições do programa, focalizadas neste trabalho, mais de 300 profissionais atuaram, de forma individual e coletiva, tanto dentro quanto fora de salas de aula em quase todos os estados norte-americanos como agentes de difusão do português brasileiro, mesmo, por vezes, encontrando restrições a suas atuações.

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Biografia do Autor

Bruno Alves Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

Professor de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Estadual da Paraíba, campus Monteiro, desde 2014. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2011) e doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Realiza pesquisas sobre ensino de línguas e formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada.

Cynthia Israelly Barbalho Dionísio, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Mestra em Linguística
(PROLING/UFPB) (2017). Graduada em Letras – Português (UFPB) (2014). Foi Visitant Assistant in Research
na Yale University como parte do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes) (2018-2019).

Socorro Cláudia Tavares de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Núcleo de Estudos em Política e Planejamento Linguístico (NEPEL).

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Publicado em

8 de outubro de 2023

Como Citar

PEREIRA, B. A. .; DIONÍSIO, C. I. B. .; SOUSA, S. C. T. de . The Fulbright Foreign Language Teaching Assistant Program (FLTA) e as políticas linguísticas para o ensino de português nos EUA. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 4, p. Port. 140–168 / Ing. 138, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1362. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo