O professor de Língua Portuguesa da Educação Básica como potencial divulgador/popularizador da ciência linguística na escola
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15531943Palavras-chave:
Professor de Língua Portuguesa, Educação Básica, Escola, Linguística, Divulgação/Popularização CientíficaResumo
Objetivamos avaliar o papel social do professor de Língua Portuguesa da Educação Básica como agente nas práticas linguageiras de divulgação/popularização científica da Linguística na escola e, especificamente: i) caracterizar o ensino como ponte entre a produção científica e a divulgação/popularização; ii) discutir o espaço da Linguística na escola, enfaticamente nas aulas de Língua Portuguesa; e iii) investigar a dimensão agentiva do professor em relação a ações de divulgação/popularização científica da Linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, além de recuperarmos estudos sobre ensino, divulgação científica e popularização científica, analisamos, amparados nas categorias da Semântica do Agir (Machado; Bronckart, 2009), as respostas – geradas via questionário no Google Forms – de trinta (30) professores de Língua Portuguesa atuantes na Educação Básica, que colaboraram com a pesquisa de Sousa (2025). Os resultados apontam para o ensino como uma via que, em diálogo com a divulgação científica, pode favorecer o acesso/uso pela sociedade aos conhecimentos científicos, sob a ótica da popularização científica. No tocante ao espaço da Linguística na escola, há consciência do professor sobre a importância e a necessidade de se divulgar/popularizar saberes de Linguística na aula de Língua Portuguesa, bem como há demanda desse professor pelo acesso aos saberes científicos linguísticos, além de já haver ações de grupos pesquisa e instituições para inserir a Linguística na escola e para formar os professores nesse prisma. Quanto à dimensão agentiva, percebe-se a necessidade de maior motivação para a construção da identidade do professor como agente potencial para divulgar/popularizar a Linguística na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Letras Raras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.