O professor de Língua Portuguesa da Educação Básica como potencial divulgador/popularizador da ciência linguística na escola

Autores

  • Guilherme Moés UFPB
  • Regina Celi Mendes Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15531943

Palavras-chave:

Professor de Língua Portuguesa, Educação Básica, Escola, Linguística, Divulgação/Popularização Científica

Resumo

Objetivamos avaliar o papel social do professor de Língua Portuguesa da Educação Básica como agente nas práticas linguageiras de divulgação/popularização científica da Linguística na escola e, especificamente: i) caracterizar o ensino como ponte entre a produção científica e a divulgação/popularização; ii) discutir o espaço da Linguística na escola, enfaticamente nas aulas de Língua Portuguesa; e iii) investigar a dimensão agentiva do professor em relação a ações de divulgação/popularização científica da Linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, além de recuperarmos estudos sobre ensino, divulgação científica e popularização científica, analisamos, amparados nas categorias da Semântica do Agir (Machado; Bronckart, 2009), as respostas – geradas via questionário no Google Forms – de trinta (30) professores de Língua Portuguesa atuantes na Educação Básica, que colaboraram com a pesquisa de Sousa (2025). Os resultados apontam para o ensino como uma via que, em diálogo com a divulgação científica, pode favorecer o acesso/uso pela sociedade aos conhecimentos científicos, sob a ótica da popularização científica. No tocante ao espaço da Linguística na escola, há consciência do professor sobre a importância e a necessidade de se divulgar/popularizar saberes de Linguística na aula de Língua Portuguesa, bem como há demanda desse professor pelo acesso aos saberes científicos linguísticos, além de já haver ações de grupos pesquisa e instituições para inserir a Linguística na escola e para formar os professores nesse prisma. Quanto à dimensão agentiva, percebe-se a necessidade de maior motivação para a construção da identidade do professor como agente potencial para divulgar/popularizar a Linguística na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Moés, UFPB

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante do grupo de pesquisa Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/CNPq/UFPB). Tem interesse nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de leitura e de produção textual; gêneros, sequências e textos-discursos; letramento científico; divulgação e popularização científica.

Regina Celi Mendes Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), é professora Titular do Departamento de Língua e Linguística (DLPL) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. É membro do grupo ATA/CNPq/UFPB e do grupo de pesquisa GELIT/CNPq/UFPB e do grupo ALTER-PUC/SP. Pesquisadora CNPq 1 D e editora da Revista Prolíngua.

Downloads

Publicado

29-05-2025

Como Citar

MOÉS, Guilherme; PEREIRA, Regina Celi Mendes. O professor de Língua Portuguesa da Educação Básica como potencial divulgador/popularizador da ciência linguística na escola. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 2, p. e6456 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15531943. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6456. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

n. 2 - 2025 - Dossiê: Divulgação/popularização da ciência linguística

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.