O professor de Língua Portuguesa da Educação Básica como potencial divulgador/popularizador da ciência linguística na escola

Authors

  • Guilherme Moés UFPB
  • Regina Celi Mendes Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15531943

Keywords:

Professor de Língua Portuguesa, Educação Básica, Escola, Linguística, Divulgação/Popularização Científica

Abstract

Objetivamos avaliar o papel social do professor de Língua Portuguesa da Educação Básica como agente nas práticas linguageiras de divulgação/popularização científica da Linguística na escola e, especificamente: i) caracterizar o ensino como ponte entre a produção científica e a divulgação/popularização; ii) discutir o espaço da Linguística na escola, enfaticamente nas aulas de Língua Portuguesa; e iii) investigar a dimensão agentiva do professor em relação a ações de divulgação/popularização científica da Linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, além de recuperarmos estudos sobre ensino, divulgação científica e popularização científica, analisamos, amparados nas categorias da Semântica do Agir (Machado; Bronckart, 2009), as respostas – geradas via questionário no Google Forms – de trinta (30) professores de Língua Portuguesa atuantes na Educação Básica, que colaboraram com a pesquisa de Sousa (2025). Os resultados apontam para o ensino como uma via que, em diálogo com a divulgação científica, pode favorecer o acesso/uso pela sociedade aos conhecimentos científicos, sob a ótica da popularização científica. No tocante ao espaço da Linguística na escola, há consciência do professor sobre a importância e a necessidade de se divulgar/popularizar saberes de Linguística na aula de Língua Portuguesa, bem como há demanda desse professor pelo acesso aos saberes científicos linguísticos, além de já haver ações de grupos pesquisa e instituições para inserir a Linguística na escola e para formar os professores nesse prisma. Quanto à dimensão agentiva, percebe-se a necessidade de maior motivação para a construção da identidade do professor como agente potencial para divulgar/popularizar a Linguística na escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Guilherme Moés, UFPB

Doctor in Linguistics from the Postgraduate Program in Linguistics (Proling), at the Federal University of Paraíba (UFPB). Member of the research group Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/CNPq/UFPB). He conducts research in the area of Applied Linguistics, with interests in the following topics: teaching and learning of reading and text production; genres, sequences and text-discourses; scientific literacy; scientific dissemination and popularization.

Regina Celi Mendes Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

PhD in Letters from the Federal University of Pernambuco (2005), she is a professor at the Department of Language and Linguistics (DLPL) and at the Postgraduate Program in Linguistics (PROLING) at the Federal University of Paraíba. She is a member of the Atelier de Textos Acadêmicos ATA/CNPq/UFPB and of the research group GELIT/CNPq/UFPB, coordinator of the Textual/Discursive Genres (2023-2025) and member of the group ALTER-PUC/SP. Researcher CNPq 1 D and editor of Revista Prolíngua.

Published

2025-05-29

How to Cite

MOÉS, Guilherme; PEREIRA, Regina Celi Mendes. O professor de Língua Portuguesa da Educação Básica como potencial divulgador/popularizador da ciência linguística na escola. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 2, p. e6456 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15531943. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6456. Acesso em: 13 dec. 2025.

Issue

Section

n. 2 - 2025 - Dossiê: Divulgação/popularização da ciência linguística

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.