Desenvolvimento e aplicação de material didático com base em pressupostos bakhtinianos em uma universidade francesa

Autores

  • Alexandre Ferreira Martins Aichi Prefectural University
  • Verônica Borsato (no momento, nenhuma instituição)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13293340
Palavras-chave: Português como língua adicional, Ensino superior francês, Gêneros do discurso, Círculo de Bakhtin, Planejamento didático

Resumo

Neste texto, discutimos o planejamento de materiais didáticos de português como língua adicional (PLA) com o objetivo de destacar a pertinência que a perspectiva discursiva do Círculo de Bakhtin tem para a resolução de problemas advindos da heterogeneidade de perfis linguísticos e de níveis de proficiência na universidade francesa. Primeiramente, tecemos considerações a respeito do ensino de português em nível de graduação nesse contexto. Depois, trazemos um panorama dos perfis linguísticos dos alunos de PLA, com origens, línguas de socialização e escolarização e níveis de proficiência em português variáveis, aspectos que representavam desafios para a elaboração de materiais didáticos e para a gestão das dinâmicas em sala de aula. Em seguida, com base nos critérios definidos por Schlatter (2009) para o planejamento de materiais didáticos e nos pressupostos de Bakhtine (1977; 1984), que ressalta a natureza fundamentalmente interativa da língua/linguagem, defendemos que esses materiais devem partir de temas norteadores pertinentes para o contexto de ensino e se materializar sob a forma de gêneros do discurso que promovam usos sociais da língua-alvo próximos dos usos da língua/linguagem que fazemos em situações cotidianas, tendo como consequência natural uma atitude responsiva da parte dos alunos. Por fim, debruçamo-nos sobre uma das unidades didáticas que produzimos especificamente para esses alunos, explicitando de que formas ela sistematiza as reflexões teóricas dos autores supracitados e tenta contemplar a heterogeneidade linguística percebida entre os estudantes. Acreditamos, assim, fornecer bases teóricas e metodológicas que auxiliam o trabalho do professor de PLA frente às particularidades do contexto universitário francês.

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Referências

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Publicado em

8 de agosto de 2024

Como Citar

MARTINS, A.; BORSATO, V. Desenvolvimento e aplicação de material didático com base em pressupostos bakhtinianos em uma universidade francesa. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 3, p. e–2309, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13293340. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2309. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

n. 3 - 2024 - Dossier: As línguas no contexto universitário: internacionalização e mobilidade internacional, certificações em línguas e plurilinguismo