Desenvolvimento e aplicação de material didático com base em pressupostos bakhtinianos em uma universidade francesa
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13293340Abstract
Neste texto, discutimos o planejamento de materiais didáticos de português como língua adicional (PLA) com o objetivo de destacar a pertinência que a perspectiva discursiva do Círculo de Bakhtin tem para a resolução de problemas advindos da heterogeneidade de perfis linguísticos e de níveis de proficiência na universidade francesa. Primeiramente, tecemos considerações a respeito do ensino de português em nível de graduação nesse contexto. Depois, trazemos um panorama dos perfis linguísticos dos alunos de PLA, com origens, línguas de socialização e escolarização e níveis de proficiência em português variáveis, aspectos que representavam desafios para a elaboração de materiais didáticos e para a gestão das dinâmicas em sala de aula. Em seguida, com base nos critérios definidos por Schlatter (2009) para o planejamento de materiais didáticos e nos pressupostos de Bakhtine (1977; 1984), que ressalta a natureza fundamentalmente interativa da língua/linguagem, defendemos que esses materiais devem partir de temas norteadores pertinentes para o contexto de ensino e se materializar sob a forma de gêneros do discurso que promovam usos sociais da língua-alvo próximos dos usos da língua/linguagem que fazemos em situações cotidianas, tendo como consequência natural uma atitude responsiva da parte dos alunos. Por fim, debruçamo-nos sobre uma das unidades didáticas que produzimos especificamente para esses alunos, explicitando de que formas ela sistematiza as reflexões teóricas dos autores supracitados e tenta contemplar a heterogeneidade linguística percebida entre os estudantes. Acreditamos, assim, fornecer bases teóricas e metodológicas que auxiliam o trabalho do professor de PLA frente às particularidades do contexto universitário francês.
Downloads
References
BAKHTINE, M. Esthétique de la création verbale. Paris: Editions Gallimard, 1984.
BAKHTINE, M. (VOLOCHINOV, V. N). Marxisme et philosophie du langage : essai d’application de la méthode sociologique en linguistique. Paris: Les Éditions de Minuit, 1977.
BELL, J. Teaching mixed-ability classes. In: BURNS, A.; RICHARDS, J. C. (Eds.). The Cambridge guide to pedagogy and practice in second language teaching. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2012.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Documento base do exame Celpe-Bras. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.
KRAEMER, F. F. Português Língua Adicional: Progressão Curricular com Base em Gêneros do Discurso. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
KRAEMER, M. A. D. Ensino gramatical de língua materna: uma arena de conflitos. Revista Letra Magna, v. 3, n. 4, 2006.
LOPEZ, A. P. de A; MELLO, A. P. R. de; SANTOS, C. de S. Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, 2019.
NAGASAWA, E. Y. A. Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras. 2016. 98 f. TCC (Graduação) – Letras: Português e Inglês: Licenciatura. Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2016.
OLIVEIRA, A. M. de; ACOSTA PEREIRA, R. Os gêneros do discurso na esfera acadêmica: reverberações dialéticas. Letras, Santa Maria, v. 29, n. 58, 2019.
RODRIGUES, R. F. L. (org.). Temas e rumos nas pesquisas em Linguística Aplicada: questões empíricas, éticas e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2015.
SANTOS, L. G. dos; BAUMVOL, L. K. G. Gêneros discursivos em uma sequência didática para o ensino de português como língua adicional. In: SCHOFFEN, J. R. et al (Orgs.). Português como Língua Adicional: reflexões para a prática docente. Porto Alegre: Bem Brasil, 2012.
SCHLATTER, M.; SCARAMUCCI, M. V. R.; PRATI, S.; ACUÑA, L. Celpe-Bras e Celu: impactos da construção de parâmetros comuns de avaliação de proficiência em português e em espanhol. In: FONTANA, M. (Org.). O português do Brasil como língua transnacional. Campinas: Editora RG, 2009.
SCHLATTER, M. O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento. Calidoscópio, v. 7, n. 1, 2021.
SCHOFFEN, J. R.; MENDEL, K. As especificações do exame Celpe-Bras e a descrição das tarefas da parte escrita: convergências e divergências. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, 2018.
MITTELSTADT, D. D. Orientações curriculares e pedagógicas para o nível avançado de português como língua adicional. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Letras Raras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.