A experiência Les Plongeons: o teatro em língua estrangeira como estratégia de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10016354Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar o impacto do uso de elementos teatrais no ensino-aprendizagem de língua francesa na disciplina "Francês III", da Graduação em Letras-Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no primeiro semestre de 2019, e a consequente criação de um grupo de teatro francófono. A proposta de integrar o teatro à sala de aula de língua partiu da Profa. Dra. Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia e foi realizada pela atriz e diretora de teatro Giuliana Cerchiari de Andrade por meio de encontros semanais em que foram trabalhadas questões relacionadas à consciência corporal, à projeção de voz, à fonética e à fonologia do francês, além de exercícios para desenvolver a subjetividade e a confiança dos discentes. Cerchiari de Andrade parte das teorias desenvolvidas por Moshé Feldenkrais (1977), sobre consciência corporal, e por Claude Pujade-Renaud (1983), sobre o corpo discente em sala de aula, para integrar elementos das artes cênicas a exercícios corporais e vocais que permitam ao aprendiz de uma nova língua uma verdadeira imersão no difícil processo de aquisição linguística. Houve tamanha adesão ao trabalho proposto que, após o encerramento do semestre, um grupo de estudantes optou por sua continuidade através da formação da trupe “Les Plongeons”, que encenou a peça L'été de nouveau, de Laurent Von Wetter (2016), durante o 1º festival 10x10 de teatro francófono no Brasil, que aconteceu em Brasília, durante o XXIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês, em novembro de 2019.Downloads
Referências
ANDRADE, G. C. Corpo e Conhecimento: propostas para um encontro. IPOTESI - Revista de Estudos Literários, v. 24, n. 1, 2020.
BELINTANE, C. Da corporalidade lúdica à leitura significativa: Subsídios para a formação de professores. São Paulo: Scortecci, 2017.
BROUGÈRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
COURTNEY, R. Jogo, Teatro e Pensamento. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
FELDENKRAIS, M. Consciência pelo movimento. Tradução Daisy A. C. Souza. São Paulo: Summus, 1977.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro | São Paulo: Paz&Terra, 2017.
MASSARO, P. Teatro e língua estrangeira: entre teoria(s) e prática(s). São Paulo: Editora Paulistana, 2008.
PIETRAROIA, C.M.C. Da imitação à criação em língua estrangeira: poder ser um outro. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 9, p. 12-36, nov. 2020.
PUJADE-RENAUD, C. Le corps de l'élève dans la classe. Paris: ESF, 1983.
BELLIER et al. L’été de nouveau. In: ______. Recueil 10sur10 pièces francophones à jouer et à lire (tome 2). Pózna (Pologne): DramEdition, 2016.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.