Portal do Governo Brasileiro
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contato
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Política de Ética
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Declaração de Privacidade
Grupo de pesquisa LELLC
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations
v. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations
Publicado em:
30 de novembro de 2022
Capa
Capa
Maria Rennally Soares da Silva, Vânia Sueli Guimarães Rocha
png
Editorial
Editorial
Josilene Pinheiro-Mariz, Dario Pagel, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8080066
Editorial (FR)
Josilene Pinheiro-Mariz, Dario Pagel, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8098565
Apresentação
Apresentação
Nicole Blondeau, Anthippi Potolia , Denise Gisele de Britto Damasco, Doina Spita, Josilene Pinheiro-Mariz
4-8
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072631
Apresentação (FR)
Nicole Blondeau, Anthippi Potolia , Denise Gisele de Britto Damasco, Ferroudja Allouache, Doina Spita, Josilene Pinheiro-Mariz
4-8
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072643
Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations
Modèles d'attribution de genre en français en comparaison avec le portugais
Rossana Saute Kolodny, Luiz Carlos da Silva Schwindt
8-24
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8110800
Padrões na atribuição de gênero em francês comparados ao português
Rossana Saute Kolodny, Luiz Carlos da Silva Schwindt
8-26
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/ zenodo.8098644
Jeux de lettres et jeux de mots pour développer la compétence lexicale en classe de FLE
Gabriela Jardim da Silva, Pierre-Yves Roux
25-40
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/ze nodo.8103101
Jogos de letras e jogos de palavras para desenvolver a competência lexical em aula de FLE
Gabriela Jardim da Silva, Pierre-Yves Roux
27-43
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8098695
L’hybridation, un défi ou un atout pour enseigner l’oral ?
Marie-Christine Fougerouse, Julie I. Tadeo Dominguez, Soraia Dimas
41-79
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8103393
Ensino híbrido, um desafio ou uma mais-valia para lecionar a competência oral?
Marie-Christine Fougerouse, Julie I. Tadeo Dominguez, Soraia Dimas
44-81
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8103421
Que faut-il didactiser? L’internet comme terrain d’apprentissage authentique et autonome dans les séances en ligne
Janeide Maia Campelo
80-98
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8103352
O que é preciso didatizar? A internet como espaço de aprendizagem autêntica e autônoma em aulas on-line
Janeide Maia Campelo
82-100
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8103280
Conception d’un cours de français basé sur les droits linguistiques: formation de professionnels conscients et engagés
Érica Sarsur Câmara
99-125
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072545
Concepção de um curso de francês baseado nos direitos linguísticos: formação de profissionais conscientes e engajados
Érica Sarsur Câmara
101-129
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072441
Dissonances, faux ami : étude, sous un angle didactique, de deux problèmes causés par le calque
Taise Soares Peixoto Nascimento, Robert Ponge
126-145
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072605
Dissonâncias, falso amigo: estudo, sob um ângulo didático, de dois problemas causados pelo decalque
Taise Soares Peixoto Nascimento, Robert Ponge
130-148
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072573
Projet pilote d’enseignement du français et DNL-Sciences de la nature : une expérience de stage obligatoire supervisé dans une école publique
Luiza Vieira Scheidt, Sara Farias da Silva, Clarissa Laus Pereira Oliveira
145-162
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072662
Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública
Luiza Vieira Scheidt, Sara Farias da Silva, Clarissa Laus Pereira Oliveira
149-167
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072655
Le séisme, pertes et écriture dans la poésie de Stéphane Martelly
Raquel Ladeira Pereira, Diego Grando, Normelia Maria Parise
163-179
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072724
Terremoto, perdas e escrita em Inventaires, de Stéphane Martelly
Raquel Ladeira Pereira, Diego Grando , Normelia Maria Parise
168-185
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072713
Pertinence et enjeux de la compétence culturelle dans l'enseignement-apprentissage du FLE
Maria Rachel dos Santos Andrade , Simone Pires Barbosa Aubin
187-201
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106166
Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE
Maria Rachel dos Santos Andrade, Simone Pires Barbosa Aubin
186-201
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106195
Cercle de lecture de contes de peuples de langue française: intersections entre la compréhension écrite, l’interculturalité et la prononciation dans l'enseignement et l'apprentissage du FLE
Maria Angélica De Oliveira, Lino Dias Correia Neto
196-210
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106222
Círculo de leitura de contos de povos de língua francesa: interseções entre compreensão escrita, interculturalidade e pronúncia no ensino-aprendizagem do FLE
Maria Angélica De Oliveira, Lino Dias Correia Neto
202-216
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106237
La Base Nacional Comum Curricular (BNCC) et la disparition de la langue française dans l'éducation de base brésilienne
Larissa de Souza Arruda, Rahissa Oliveira de Lima, Larissa Fontenelle Gontijo
211-239
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106249
A BNCC e o desaparecimento da língua francesa na educação básica brasileira
Larissa de Souza Arruda, Rahissa Oliveira de Lima, Larissa Fontenelle Gontijo
217-242
Port.
Sur les politiques linguistiques du Brésil et la nécessité d'une éducation plurilingue et pluriculturelle
Emerson Patrício de Morais Filho, Josilene Pinheiro-Mariz
240-255
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106328
Sobre políticas linguísticas do Brasil e a necessidade de uma educação plurilíngue e pluricultural
Emerson Patrício de Morais Filho, Josilene Pinheiro-Mariz
243-259
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106374
Langue française et langue portugaise au Brésil du XIXème siècle : entre la francophilie et les discours sur la langue nationale
Rita Cristina Lima Lages
260-285
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106404
Língua francesa e língua portuguesa no Brasil do século XIX: entre a francofilia e os discursos pela língua nacional
Rita Cristina Lima Lages
260-285
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106424
Traduções
Diário de uma guerrilheira - partes I e II por Assia Djebar, 1959
Assia Djebar
286-293
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8103383
Produção Artística
Il est encore jour
Diogo Silva Lira
282-283
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072749
Un chant d’amour
Lucas Ramon Porto de Assis
284-285
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072751
Colaboradores
Organisateurs et Collaborateurs
Anthippi Potolia, Denise Gisele de Britto Damasco, Doina Spita, Ferroudja Allouache, Josilene Pinheiro-Mariz
286-294
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106430
Palavras-chave
Links
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Mais lidos na última semana
Uma análise do conto "A caçada", de Lygia Fagundes Telles: Busca de identidade, esquecimento e morte
16
Poesia cantada: encontros e entrelaçamentos, do livro ao videoclipe e vice-versa
14
Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação
13
Linguagem, racismo, poder e carnavalização: uma análise dialógica de charges
11
“O mistério de Marie Rogêt”, de Edgar Allan Poe: a linguagem e a representação da mulher
8
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: