Ir para o conteúdo
GovBR
Comunica BR
Acesso à informação
Participe
Legislação
Órgãos do Governo
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contato
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Política de Ética
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Declaração de Privacidade
Grupo de pesquisa LELLC
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations
v. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations
Publicado em:
30 de novembro de 2022
Capa
Capa
Maria Rennally Soares da Silva, Vânia Sueli Guimarães Rocha
png
Editorial
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8080066
Josilene Pinheiro-Mariz, Dario Pagel, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Port.
Editorial (FR)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8098565
Josilene Pinheiro-Mariz, Dario Pagel, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Fr.
Apresentação
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072631
Nicole Blondeau, Anthippi Potolia , Denise Gisele de Britto Damasco, Doina Spita, Josilene Pinheiro-Mariz
4-8
Port.
Apresentação (FR)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072643
Nicole Blondeau, Anthippi Potolia , Denise Gisele de Britto Damasco, Ferroudja Allouache, Doina Spita, Josilene Pinheiro-Mariz
4-8
Fr.
Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations
Modèles d'attribution de genre en français en comparaison avec le portugais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8110800
Rossana Saute Kolodny, Luiz Carlos da Silva Schwindt
8-24
Fr.
Padrões na atribuição de gênero em francês comparados ao português
DOI:
https://doi.org/10.5281/ zenodo.8098644
Rossana Saute Kolodny, Luiz Carlos da Silva Schwindt
8-26
Port.
Jeux de lettres et jeux de mots pour développer la compétence lexicale en classe de FLE
DOI:
https://doi.org/10.5281/ze nodo.8103101
Gabriela Jardim da Silva, Pierre-Yves Roux
25-40
Fr.
Jogos de letras e jogos de palavras para desenvolver a competência lexical em aula de FLE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8098695
Gabriela Jardim da Silva, Pierre-Yves Roux
27-43
Port.
L’hybridation, un défi ou un atout pour enseigner l’oral ?
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8103393
Marie-Christine Fougerouse, Julie I. Tadeo Dominguez, Soraia Dimas
41-79
Fr.
Ensino híbrido, um desafio ou uma mais-valia para lecionar a competência oral?
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8103421
Marie-Christine Fougerouse, Julie I. Tadeo Dominguez, Soraia Dimas
44-81
Port.
Que faut-il didactiser? L’internet comme terrain d’apprentissage authentique et autonome dans les séances en ligne
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8103352
Janeide Maia Campelo
80-98
Fr.
O que é preciso didatizar? A internet como espaço de aprendizagem autêntica e autônoma em aulas on-line
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8103280
Janeide Maia Campelo
82-100
Port.
Conception d’un cours de français basé sur les droits linguistiques: formation de professionnels conscients et engagés
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072545
Érica Sarsur Câmara
99-125
Fr.
Concepção de um curso de francês baseado nos direitos linguísticos: formação de profissionais conscientes e engajados
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072441
Érica Sarsur Câmara
101-129
Port.
Dissonances, faux ami : étude, sous un angle didactique, de deux problèmes causés par le calque
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072605
Taise Soares Peixoto Nascimento, Robert Ponge
126-145
Fr.
Dissonâncias, falso amigo: estudo, sob um ângulo didático, de dois problemas causados pelo decalque
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072573
Taise Soares Peixoto Nascimento, Robert Ponge
130-148
Port.
Projet pilote d’enseignement du français et DNL-Sciences de la nature : une expérience de stage obligatoire supervisé dans une école publique
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072662
Luiza Vieira Scheidt, Sara Farias da Silva, Clarissa Laus Pereira Oliveira
145-162
Fr.
Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072655
Luiza Vieira Scheidt, Sara Farias da Silva, Clarissa Laus Pereira Oliveira
149-167
Port.
Le séisme, pertes et écriture dans la poésie de Stéphane Martelly
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072724
Raquel Ladeira Pereira, Diego Grando, Normelia Maria Parise
163-179
Fr.
Terremoto, perdas e escrita em Inventaires, de Stéphane Martelly
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072713
Raquel Ladeira Pereira, Diego Grando , Normelia Maria Parise
168-185
Port.
Pertinence et enjeux de la compétence culturelle dans l'enseignement-apprentissage du FLE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106166
Maria Rachel dos Santos Andrade , Simone Pires Barbosa Aubin
187-201
Fr.
Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106195
Maria Rachel dos Santos Andrade, Simone Pires Barbosa Aubin
186-201
Port.
Cercle de lecture de contes de peuples de langue française: intersections entre la compréhension écrite, l’interculturalité et la prononciation dans l'enseignement et l'apprentissage du FLE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106222
Maria Angélica De Oliveira, Lino Dias Correia Neto
196-210
Fr.
Círculo de leitura de contos de povos de língua francesa: interseções entre compreensão escrita, interculturalidade e pronúncia no ensino-aprendizagem do FLE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106237
Maria Angélica De Oliveira, Lino Dias Correia Neto
202-216
Port.
La Base Nacional Comum Curricular (BNCC) et la disparition de la langue française dans l'éducation de base brésilienne
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106249
Larissa de Souza Arruda, Rahissa Oliveira de Lima, Larissa Fontenelle Gontijo
211-239
Fr.
A BNCC e o desaparecimento da língua francesa na educação básica brasileira
Larissa de Souza Arruda, Rahissa Oliveira de Lima, Larissa Fontenelle Gontijo
217-242
Port.
Sur les politiques linguistiques du Brésil et la nécessité d'une éducation plurilingue et pluriculturelle
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106328
Emerson Patrício de Morais Filho, Josilene Pinheiro-Mariz
240-255
Fr.
Sobre políticas linguísticas do Brasil e a necessidade de uma educação plurilíngue e pluricultural
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106374
Emerson Patrício de Morais Filho, Josilene Pinheiro-Mariz
243-259
Port.
Langue française et langue portugaise au Brésil du XIXème siècle : entre la francophilie et les discours sur la langue nationale
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106404
Rita Cristina Lima Lages
260-285
Fr.
Língua francesa e língua portuguesa no Brasil do século XIX: entre a francofilia e os discursos pela língua nacional
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106424
Rita Cristina Lima Lages
260-285
Port.
Traduções
Diário de uma guerrilheira - partes I e II por Assia Djebar, 1959
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8103383
Assia Djebar
286-293
Port.
Produção Artística
Il est encore jour
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072749
Diogo Silva Lira
282-283
Fr.
Un chant d’amour
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072751
Lucas Ramon Porto de Assis
284-285
Fr.
Colaboradores
Organisateurs et Collaborateurs
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106430
Anthippi Potolia, Denise Gisele de Britto Damasco, Doina Spita, Ferroudja Allouache, Josilene Pinheiro-Mariz
286-294
Fr.
Palavras-chave
Editorial
Capa
Literatura
Tradução
Poema
Discurso
Conto
Ensino
FLE
Cultura
Língua
Roland Barthes
Livro didático
Literatura brasileira
Espaço
Links
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Mais lidos na última semana
From discourse to writing:
93
Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação
32
António Nobre: entre a Solidão Essencial e a Solidão Povoada
12
O gênero propaganda de outdoor na perspectiva de letramento crítico
12
O INGLÊS COMO LÍNGUA DE INSTRUÇÃO NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE INTERIORANA DE MATO GROSSO DO SUL/BRASIL
12
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: