Círculo de leitura de contos de povos de língua francesa: interseções entre compreensão escrita, interculturalidade e pronúncia no ensino-aprendizagem do FLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8106237
Palavras-chave: Francês língua estrangeira, Literatura, Círculo de leitura

Resumo

No presente artigo, refletimos sobre o papel de um círculo de leitura na formação literária e linguística de alunos de francês língua estrangeira (FLE) de nível iniciante. Nossas reflexões partem inicialmente da discussão sobre o pape do texto literário no processo de formação de leitores e, mais especificamente, no processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira. Em seguida, nos debruçamos sobre a descrição e análise do projeto de extensão intitulado Círculo de Leitura de Contos de Povos de Língua Francesa, cujos objetivos deram centralidade ao texto literário ao mesmo tempo em que buscaram desenvolver competências relacionadas à pronúncia, à interculturalidade e a diferentes recursos linguístico-discursivos do texto escrito. As reflexões aqui apresentadas, assim como os resultados observados com a condução do referido projeto, nos permitiram colocar em evidência as potencialidades do texto literário no sentido de permitir a sumarização de diferentes competências imbricadas no processo de ensino e aprendizagem do FLE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica De Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005); Pós-doutorado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2021). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Campina Grande, em Campina Grande, Paraíba, Brasil. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, em Língua Francesa, em Estudos do discurso.

Lino Dias Correia Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2020); Mestre em Linguagem e Ensino
pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Atualmente é professor do Curso de Letras: Língua
Portuguesa e Língua Francesa da UFCG. Tem experiência nas áreas de linguística aplicada e educação,
com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem de línguas.

Referências

OLIVEIRA, Maria Angélica de; NETO, Lino Dias Correia. Círculo de leitura de contos de povos de língua francesa: interseções entre compreensão escrita, interculturalidade e pronúncia no ensino-aprendizagem do FLE. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 11, p. 202-216, nov. 2022.

Downloads

Publicado em

30 de novembro de 2022

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. A.; DIAS CORREIA NETO, L. Círculo de leitura de contos de povos de língua francesa: interseções entre compreensão escrita, interculturalidade e pronúncia no ensino-aprendizagem do FLE. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 202–216, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8106237. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/817. Acesso em: 18 maio. 2024.

Seção

Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations