Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8106195
Palavras-chave: Cultural, Metodologias, Francês Língua Estrangeira

Resumo

As práticas de ensino de uma língua estrangeira são cada vez mais diversas. Por meio de suas metodologias e
abordagens, o professor está sempre à procura de novas ferramentas que o ajudem a ensinar a língua de forma mais proveitosa, explorando as habilidades comunicativas. Uma das mais importantes, ligada às relações interpessoais, é a dimensão cultural. É nessa dimensão onde se encontra o centro da comunicação. O presente trabalho busca, a partir das observações dos diferentes conceitos de cultura, segundo os estudos de Jean-Pierre Cuq, Isabelle Grucca, Paola Bertocchini, Edvige Constanzo e Maddalena De Carlo, identificar eventuais lacunas culturais no ensino do Francês Língua Estrangeira. Para tal, trabalharemos com uma ferramenta de coleta de dados, um questionário, direcionado aos professores de francês, através do qual será possível verificar a aplicação e
eficácia da competência cultural como porta facilitadora para o aprendizado de uma língua estrangeira. 

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Biografia do Autor

Maria Rachel dos Santos Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Rachel Andrade é graduada em Letras Licenciatura/Francês pela Universidade Federal de Pernambuco
(2021).

Simone Pires Barbosa Aubin, Universidade Federal de Pernambuco

Simone Aubin possui graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa e Francesa pela Universidade
Federal de Pernambuco (1998), Mestrado em Literatura Geral e Comparada - Université d'Angers (2000), Mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Católica de Angers (1999) e Doutorado em Literatura Geral e Comparada - Université d'Angers (2010). Atualmente é professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (Recife – Brasil). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Francesa, Literatura Comparada, Metodologia do Ensino, Literatura Infantil e Juvenil francesa e brasileira. Interessa-se pelo papel dos clássicos no imaginário coletivo e pela temática da “felicidade” em literatura.

Referências

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Publicado em

30 de novembro de 2022

Como Citar

ANDRADE, M. R. dos S. .; AUBIN, S. P. B. . Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 186–201, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8106195. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/807. Acesso em: 1 jul. 2024.

Seção

Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations