Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106195Resumo
As práticas de ensino de uma língua estrangeira são cada vez mais diversas. Por meio de suas metodologias e
abordagens, o professor está sempre à procura de novas ferramentas que o ajudem a ensinar a língua de forma mais proveitosa, explorando as habilidades comunicativas. Uma das mais importantes, ligada às relações interpessoais, é a dimensão cultural. É nessa dimensão onde se encontra o centro da comunicação. O presente trabalho busca, a partir das observações dos diferentes conceitos de cultura, segundo os estudos de Jean-Pierre Cuq, Isabelle Grucca, Paola Bertocchini, Edvige Constanzo e Maddalena De Carlo, identificar eventuais lacunas culturais no ensino do Francês Língua Estrangeira. Para tal, trabalharemos com uma ferramenta de coleta de dados, um questionário, direcionado aos professores de francês, através do qual será possível verificar a aplicação e
eficácia da competência cultural como porta facilitadora para o aprendizado de uma língua estrangeira.
Downloads
Referências
BERTOCCHINI, Paola; CONSTANZO, Edvige. Manuel de Formation Pratique pour le Professeur de FLE. Paris: CLE International, 2008.
CARLO, Maddalena De. L’Interculturel. Collection dirigée par Robert Galisson. Paris: CLE International, 2010.
Conseil de l’Europe. Cadre Européen Commun de Référence pour les Langues. 2001. accedé sur le site: https://rm.coe.int/16802fc3a8
CUQ, Jean-Pierre. Dictionnaire de Didactique du Français Langue Etrangère et Seconde. Paris: CLE International, 2003.
CUQ, Jean-Pierre; GRUCCA, Isabelle. Cours de Didactique du Français Langue Étrangère et Seconde. Paris: PUG, 2006
SILVA, Edna Lucia da, MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: UFSC, 4.ed, 2005.
POLÈRE, Cédric. MULTICULTURALISME – INTERCULTURALITÉ. Disponível em: acessado em 23 de julho de 2021.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.