50 anos da FIPF: a vida associativa em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10022542
Palavras-chave: Vida associativa, Formação de professores, FLE

Resumo

Este texto pretende reunir testemunhos que nos permitem observar claramente que a vida associativa se mantém e evolui nas diferentes regiões, ainda que observemos um recuo do francês na rede escolar. As associações tornaram-se uma estrutura essencial para o desenvolvimento do ensino desta língua estrangeira. Em todos os países, podemos encontrar exemplos de seu trabalho  político e educacional de sucesso que descreveremos neste artigo, no qual, buscase enfatizar que os professores, através da rede de associações membros da FIPF (Federação Internacional de Professores de Francês), realizam uma grande ação no que se refere ao ensino e à formação de professores, dando ao francês o seu devido lugar no ensino.

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Biografia do Autor

Denise Gisele de Britto Damasco, Universidade de Brasília

Graduada em Letras (1986), com Mestrado (2008) e Doutorado (2014) em Educação pela Universidade de
Brasília. Professora de Francês Língua Estrangeira na Secretaria de Estado de Educação do DF de 1989 a
2015. Atualmente, faz pós-doutorado na PUC SP e é presidente da Federação Brasileira de Professores de
Francês (2017-2020 e 2020/2022).

Dario Pagel, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Letras português-francês pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1974), mestrado (1978), doutorado (1981), pós-doutorado (1994) em Letras-Fonética Geral e Experimental pela Université des Sciences Humaines de Strasbourg e pós-doutorado em Didática de línguas e culturas pela Université de Paris III Sorbonne Nouvelle (2004). Atualmente é professor adjunto de Língua Francesa do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Doina Spita, Universidade "Al.I.Cuza" Iasi

Professora-pesquisadora na Universidade "Al.I.Cuza" Iasi (Romênia) e vice-presidente da Federação Internacional de Professores de Francês (FIPF), Doina Spiţă é especialista em ciências da linguagem, em
didática do francês como língua estrangeira e em Intercompreensão. Ela participa de inúmeros projetos de pesquisa no ensino do plurilinguismo e oferece formações para professores, além de oferecer oficinas de sensibilização sobre a Intercompreensão em diversos espaços linguísticos e geográficos. Ela é autora de inúmeras publicações nas áreas acima mencionadas.

Waldemar Oliveira de Andrade Junior, Universidade de Clermont-Auvergne

Possui Mestrado em Didática de Línguas e culturas – Francês Língua Estrangeira e Segunda, pela
Universidade de Clermont-Auvergne. Presidente da Associação de Professores de Francês do Distrito
Federal (2019/2021).

Referências

CUQ, J. P. Les associations de professeurs de français et la FIPF au service de la francophonie, In: Le français à l’université, n.1 et n. 2, 2016, p. 3.

_______, La vie associative des professeurs de français, un engagement entre intérêt et idéalisme, In: Synergies Brésil, nº 7 – 2009, pp. 154-159.

DAMASCO, D. G. B.; MOREIRA, H. C. A.; MAGALHÃES, P. A. A. La vie associative au Brésil : enjeux actuels pour la formation continue des enseignants de français et le travail associatif en réseau. In: CONGRES BRESILIEN DES PROFESSEURS DE FRANÇAIS, 22., 2019, Brasília, Actes du XXIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Édition spéciale de la Revue Letras Raras: Campina Grande. EDUFCG. nov. 2020, p. 464-473.

FRANCHON, C. Le mot de la présidente du comité scientifique. In: CONGRES BRESILIEN DES PROFESSEURS DE FRANÇAIS, 22., 2019, Brasília, Cahier de Résumés du XXIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français (CBPF), 147-149. Disponível em . Acesso em out. 2021.

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Publicado em

29 de novembro de 2021

Como Citar

DAMASCO, D. G. de B.; PAGEL, D.; SPITA, D.; JUNIOR, W. O. de A. 50 anos da FIPF: a vida associativa em rede . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. Spécial, p. 165–183, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10022542. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1681. Acesso em: 11 out. 2024.

Seção

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