50 anos da FIPF: a vida associativa em rede
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10022542Resumo
Este texto pretende reunir testemunhos que nos permitem observar claramente que a vida associativa se mantém e evolui nas diferentes regiões, ainda que observemos um recuo do francês na rede escolar. As associações tornaram-se uma estrutura essencial para o desenvolvimento do ensino desta língua estrangeira. Em todos os países, podemos encontrar exemplos de seu trabalho político e educacional de sucesso que descreveremos neste artigo, no qual, buscase enfatizar que os professores, através da rede de associações membros da FIPF (Federação Internacional de Professores de Francês), realizam uma grande ação no que se refere ao ensino e à formação de professores, dando ao francês o seu devido lugar no ensino.
Downloads
Referências
CUQ, J. P. Les associations de professeurs de français et la FIPF au service de la francophonie, In: Le français à l’université, n.1 et n. 2, 2016, p. 3.
_______, La vie associative des professeurs de français, un engagement entre intérêt et idéalisme, In: Synergies Brésil, nº 7 – 2009, pp. 154-159.
DAMASCO, D. G. B.; MOREIRA, H. C. A.; MAGALHÃES, P. A. A. La vie associative au Brésil : enjeux actuels pour la formation continue des enseignants de français et le travail associatif en réseau. In: CONGRES BRESILIEN DES PROFESSEURS DE FRANÇAIS, 22., 2019, Brasília, Actes du XXIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Édition spéciale de la Revue Letras Raras: Campina Grande. EDUFCG. nov. 2020, p. 464-473.
FRANCHON, C. Le mot de la présidente du comité scientifique. In: CONGRES BRESILIEN DES PROFESSEURS DE FRANÇAIS, 22., 2019, Brasília, Cahier de Résumés du XXIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français (CBPF), 147-149. Disponível em . Acesso em out. 2021.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.