Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos

Autores

  • Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim Universidade Federal do Paraná – UFPR
Palavras-chave: Formação continuada de professores, Novos letramentos, Ensino de LE

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1464

O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre como um grupo de estudos, vinculado a um grupo de pesquisa, tem se constituído um espaço profícuo e contínuo de promoção da formação continuada de professores de línguas estrangeiras (LE) de diferentes instituições de ensino superior (IES), que não atuam em cursos de licenciatura, mas em outros cursos de graduação, como os superiores de tecnologia. Inicialmente faço uma introdução, pontuando aspectos das pesquisas em Linguística Aplicada que tratam da formação de professores, trazendo à tona a necessidade de também se pensar na formação continuada de “professores não formadores”, por esses também necessitarem de uma formação que deve acontecer ao longo da carreira para propiciar desenvolvimento profissional, social e pessoal. Na sequência faço um relato da minha experiência na criação do grupo de pesquisa a partir do qual surgiu o grupo de estudos, e posteriormente apresento como se deu a elaboração de uma nova proposta curricular de língua inglesa para um curso superior de tecnologia no qual atuo, juntamente com depoimentos de colegas professores de LE participantes do grupo de estudos, apontando o modo como nossas práticas de sala de aula têm sido influenciadas pelas leituras, discussões e reflexões promovidas pelo grupo de estudos.

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Biografia do Autor

Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutora. Universidade Federal do Paraná – UFPR. Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado em

10 de outubro de 2023

Como Citar

BRAHIM, A. C. S. de M. . Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 131–146 / Eng. 128, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades