Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticos
Resumo
O programa Inglês sem Fronteiras, instituído no Brasil em dezembro de 2012, vem, desde então, trabalhando em prol da internacionalização das IES, estando, entre seus objetivos, o de proporcionar um programa de formação inicial e continuada para os seus professores bolsistas. O objetivo deste artigo é o de analisar o projeto de formação de professores desenvolvido pelo NucLi da Universidade Federal de Sergipe, relatando as concepções teóricas que norteiam as preparações das aulas e atividades desenvolvidas, com destaque para temas tais como ensino comunicativo, letramento crítico, princípios da condição pós-método e estabelecimento de um ambiente que propicie práticas para formação de um professor crítico-reflexivo. Nesse sentido, são apresentados dados colhidos em pesquisa feita com os professores do programa em 2014 e 2016, com o objetivo de verificar o modo pelo qual esses conceitos foram trabalhados e como as aulas do IsF foram ministradas a partir desses conceitos. Foi possível verificar, por meio da análise das falas dos professores bolsistas do IsF, colhidas por meio de 10 questionários aplicados, as percepções desses professores, constatando-se que todos os bolsistas que finalizaram suas atividades em 2016 puderam perceber o seu desenvolvimento como professor, creditando esse sucesso às dinâmicas desenvolvidas pela coordenação, e que levaram a situações de análise crítica individual e coletiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado em
17 de outubro de 2023
Como Citar
SANTOS, E. M. .; GOMES, R. B. Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 111–127, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1647. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.