Os processos formativos do professor de Língua Inglesa no curso de Letras da UTFPR e no Programa Idiomas sem Fronteiras: a questão da internacionalização do Ensino Superior
Palavras-chave:
IsF, Internacionalização, Professor, Letras, InglêsResumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.792 O presente artigo objetiva analisar a questão dos processos formativos do professor de língua inglesa no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Curitiba, e no Programa Federal Idiomas sem Fronteiras (IsF) com relação à internacionalização do ensino superior, entendida como uma estratégia de adaptação aos novos desafios e demandas impostos pela globalização. A pesquisa, de natureza descritiva, adotou dois procedimentos para a coleta de dados: pesquisa bibliográfica e documental, e levantamento quantitativo por meio de questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário foi aplicado aos licenciandos do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da UTFPR regularmente matriculados nas disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório em Língua Inglesa I, II e III no segundo semestre do ano de 2016. Seu objetivo foi verificar como a formação docente do curso efetivamente se relaciona com o processo de internacionalização do ensino superior na prática. Os resultados mostram que os processos formativos oportunizados nas disciplinas não se articulam com a internacionalização do ensino superior e que o Programa IsF poderia complementar a formação dos professores bolsistas acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da UTFPR.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-10-2023
Como Citar
GIRI, Mirelle Mussi; MARTINS, Claudia Beatriz Monte Jorge. Os processos formativos do professor de Língua Inglesa no curso de Letras da UTFPR e no Programa Idiomas sem Fronteiras: a questão da internacionalização do Ensino Superior. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 58–82, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1644. Acesso em: 5 dez. 2025.
Edição
Seção
Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letras Raras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.





