Os processos formativos do professor de Língua Inglesa no curso de Letras da UTFPR e no Programa Idiomas sem Fronteiras: a questão da internacionalização do Ensino Superior

Autores

  • Mirelle Mussi Giri Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Claudia Beatriz Monte Jorge Martins Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: IsF, Internacionalização, Professor, Letras, Inglês

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.792   O presente artigo objetiva analisar a questão dos processos formativos do professor de língua inglesa no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Curitiba, e no Programa Federal Idiomas sem Fronteiras (IsF) com relação à internacionalização do ensino superior, entendida como uma estratégia de adaptação aos novos desafios e demandas impostos pela globalização. A pesquisa, de natureza descritiva, adotou dois procedimentos para a coleta de dados: pesquisa bibliográfica e documental, e levantamento quantitativo por meio de questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário foi aplicado aos licenciandos do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da UTFPR regularmente matriculados nas disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório em Língua Inglesa I, II e III no segundo semestre do ano de 2016. Seu objetivo foi verificar como a formação docente do curso efetivamente se relaciona com o processo de internacionalização do ensino superior na prática. Os resultados mostram que os processos formativos oportunizados nas disciplinas não se articulam com a internacionalização do ensino superior e que o Programa IsF poderia complementar a formação dos professores bolsistas acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da UTFPR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirelle Mussi Giri, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Claudia Beatriz Monte Jorge Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Engenharia de Produção pela
Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Docente do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba.

Downloads

Publicado em

17 de outubro de 2023

Como Citar

GIRI, M. M. .; MARTINS, C. B. M. J. . Os processos formativos do professor de Língua Inglesa no curso de Letras da UTFPR e no Programa Idiomas sem Fronteiras: a questão da internacionalização do Ensino Superior. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 58–82, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1644. Acesso em: 17 abr. 2024.

Seção

Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil