Os processos formativos do professor de Língua Inglesa no curso de Letras da UTFPR e no Programa Idiomas sem Fronteiras: a questão da internacionalização do Ensino Superior
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.792 O presente artigo objetiva analisar a questão dos processos formativos do professor de língua inglesa no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Curitiba, e no Programa Federal Idiomas sem Fronteiras (IsF) com relação à internacionalização do ensino superior, entendida como uma estratégia de adaptação aos novos desafios e demandas impostos pela globalização. A pesquisa, de natureza descritiva, adotou dois procedimentos para a coleta de dados: pesquisa bibliográfica e documental, e levantamento quantitativo por meio de questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário foi aplicado aos licenciandos do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da UTFPR regularmente matriculados nas disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório em Língua Inglesa I, II e III no segundo semestre do ano de 2016. Seu objetivo foi verificar como a formação docente do curso efetivamente se relaciona com o processo de internacionalização do ensino superior na prática. Os resultados mostram que os processos formativos oportunizados nas disciplinas não se articulam com a internacionalização do ensino superior e que o Programa IsF poderia complementar a formação dos professores bolsistas acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da UTFPR.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado em
17 de outubro de 2023
Como Citar
GIRI, M. M. .; MARTINS, C. B. M. J. . Os processos formativos do professor de Língua Inglesa no curso de Letras da UTFPR e no Programa Idiomas sem Fronteiras: a questão da internacionalização do Ensino Superior. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 58–82, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1644. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.