Uma sequência didática para o gênero redação do ENEM: caminhos em direção à Cidadania Global no âmbito da internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14562043
Palavras-chave: Redação do ENEM, Educação para a Cidadania Global, Internacionalização, Histórias digitais, Intercâmbio virtual

Resumo

O autor do presente estudo sugere que a educação para a Cidadania Global (CG), esta relacionada com pessoas que se preocupam com questões pertencentes ao âmbito local e global (Clifford, 2018), pode ser promovida mediante uma sequência didática (SD) que, por sua vez, tem como propósito contribuir para o trabalho com o gênero redação do ENEM nas escolas brasileiras de ensino médio. Assim, com base em autores como Cavalcante e Silva (2023) e Hanna (2024), este estudo tem dois objetivos: (1) apresentar uma sugestão de SD para o gênero redação do ENEM; (2) fomentar, por intermédio da SD, a educação para a CG e a internacionalização da língua portuguesa. A SD, que pode ser aplicada no transcorrer de 15 aulas, abarca (a) o intercâmbio virtual de estudantes do ensino médio de uma escola brasileira com estudantes de duas escolas estrangeiras, e (b) a produção de histórias digitais. Pode-se afirmar que sequências didáticas envolvendo o trabalho com o gênero redação do ENEM, tal como a SD que neste estudo se erigiu, podem propiciar o pensamento crítico nas escolas brasileiras e o fomento da educação para a CG no contexto da internacionalização.

 

 

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Biografia do Autor

Rodrigo Schaefer, 48 99133-0865

Professor de português / inglês no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Brusque

Pós-doutorando na Humboldt Universistät zu Berlin pelo Programa CAPES/Humboldt.

Doutor em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela UFSC

Mestre em Educação pela UNIVALI

Graduação em Letras - Português / Inglês / Espanhol pela UNIFEBE

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2642091854219834 

 

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Publicado em

27 de dezembro de 2024

Como Citar

SCHAEFER, R. Uma sequência didática para o gênero redação do ENEM: caminhos em direção à Cidadania Global no âmbito da internacionalização. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 5, p. e3284, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14562043. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3284. Acesso em: 25 mar. 2025.

Seção

n. 5 - 2024 - Dossiê Relações entre Políticas linguísticas, interculturalidade e internacionalização no ensino de línguas : novos desafios na contemporaneidade