Une expérience d'observation dans le contexte d'interactions au sein de la Mission Archéologique Franco-Brésilienne au Piauí : réflexions linguistiques et interculturelles pour l'enseignement de la langue française
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563709Resumo
No contexto da internacionalização das universidades brasileiras, o ensino de línguas adicionais assume papel central, especialmente para áreas que demandam comunicação em ambientes acadêmicos compostos por pessoas de culturas diferentes. No curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), as necessidades linguístico-discursivas e socioculturais dos estudantes que participam da Missão Arqueológica Franco-Brasileira (MAFB) têm ganhado destaque no processo de internacionalização. Neste artigo, apresentamos uma pesquisa sobre o aprendizado do francês para a integração de estudantes em atividades coordenadas por arqueólogos francófonos, ressaltando a necessidade de ações mais concretas para a criação de políticas linguísticas institucionais que ofereçam maior suporte à atuação dos estudantes nesse contexto. O referencial teórico da pesquisa apoia-se nos conceitos de "Internacionalização abrangente" (Hudzik, 2011, 2015), "Internacionalização em casa" (Beelen; Jones, 2015) e Francês para Objetivo Específico e Universitário (Mangiante, Parpette, 2004, 2011) demonstrando como essas abordagens podem ser aplicadas à realidade da UFPI. Com objetivo exploratório, a metodologia adotada foi a observação não participante do trabalho arqueológico da MAFB no ano de 2019. Como um dos resultados obtidos, a pesquisa explicita a necessidade de um planejamento linguístico estratégico integrando formação linguística, discursiva e intercultural e coleta de dados no campo da Arqueologia para que seja possível, do ponto de vista institucional, a oferta de cursos específicos de francês para esses estudantes como meios essenciais para prepará-los para as interações, contribuindo para sua formação acadêmica, profissional e internacional.
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