Relations entre internationalisation et interculturalité dans le cadre du Réseau ANDIFES IsF-Français

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14563128
Palavras-chave: Internationalisation, Interculturalité, Politique linguistique, Réseau ANDIFES IsF-Français

Resumo

Cet article aborde la thématique de la relation entre l’internationalisation et l’interculturalité dans les programmes d’enseignement du réseau Andifes IsF-Français. Pour cela, notre perspective théorique repose non seulement sur les concepts d’internationalisation et d’interculturalité, mais également sur celui de politique linguistique. La recherche, de nature bibliographique et documentaire, identifie l’IsF comme une politique linguistique composée de pratiques, de croyances et de gestion linguistique, avec des stratégies institutionnelles, didactiques et formatives. L'analyse qualitative du catalogue des cours de l'IsF-Français montre comment l’intégration de l’approche interculturelle se produit dans les programmes d’enseignement, soulignant son importance dans la préparation des étudiants à intégrer le processus d'internationalisation dans les Établissements d’enseignement supérieur (EES) francophones. De plus, la recherche souligne que les cours de l'IsF-Français ne se limitent pas à l'enseignement des aspects linguistiques de la langue, mais promeuvent également une compréhension de la culture académique francophone, préparant les étudiants à intégrer le processus d'internationalisation des EES dans lesquelles ils seront insérés. À partir de l'analyse réalisée, nous signalons l’importance de l’élaboration de programmes d’enseignement pour le catalogue IsF-F et la continuité de la formation des enseignants pour contribuer à la réflexion sur la gestion des politiques linguistiques des EES brésiliennes dans une perspective plurilingue et pluriculturelle, promouvant cette articulation avec une politique d'internationalisation plus inclusive et efficace.

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Biografia do Autor

Marina Mello de Menezes Felix de Souza, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Marina Mello de Menezes Felix de Souza é docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e especialista da Rede ANDIFES-ISF. Possui Pós-Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP); Doutorado e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio-pesquisa na Université d’Aix-Marseille e estágio doutoral na Université de Rennes; Graduação em Letras (Português e Francês) também pela UFF. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional da América Francófona (PIAF) e pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Contato Linguístico (LABPEC) e do Grupo de Pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de internacionalização da Educação Superior (GPLIES). Seus interesses de pesquisa são nas áreas de Política Linguística, Ensino de Línguas Estrangeiras, Direito linguístico, Contato linguístico, Internacionalização e Francês para Objetivo Específico (FOS).

Claire Parot de Sousa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Claire Parot de Sousa é docente na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Salvador, Bahia, Brasil. Possui graduação em Letras - Francês pela Universidade de São Paulo, graduação em Letras (Alemão/Português) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de pesquisas em ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (GPELE). Atualmente, é orientadora pedagógica de língua francesa no Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL-UFBA). Vice-presidente da Associação de Francês dos Professores da Bahia (APFEBA), gestão 2024-2026. Seus interesses de pesquisa são nas áreas de Interculturalidade, Ensino e Aprendizagem de língua francesa, Formação de professores de Francês Língua Estrangeira e Francês para Objetivo Específico.

Heloisa Albuquerque-Costa, Universidade de São Paulo (USP)

Heloisa Albuquerque-Costa é docente do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e do Programa LETRA de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), além de Coordenadora Nacional do Programa Idioma sem Fronteiras Francês - rede ANDIFES, vice-líder do Grupo de pesquisa Linguagem , educação e virtualidade e membro do Grupo de Pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de internacionalização da Educação Superior (GPLIES). Possui Pós Doutorado pela Universidade Lumière-Lyon, Doutorado e Mestrado em Língua e Literatura Francesa pela USP. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de didática das línguas estrangeiras, formação de professores, ensino e aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) e Francês para Objetivo Específico (FOS) e Universitário (FOU) em contexto presencial e a distância.

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Publicado em

27 de dezembro de 2024

Como Citar

SOUZA, M. M. de M. F. de .; SOUSA, C. P. de .; ALBUQUERQUE-COSTA, H. . Relations entre internationalisation et interculturalité dans le cadre du Réseau ANDIFES IsF-Français . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 5, p. e5040 , 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14563128. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5040. Acesso em: 29 dez. 2024.

Seção

n. 5 - 2024 - Dossiê Relações entre Políticas linguísticas, interculturalidade e internacionalização no ensino de línguas : novos desafios na contemporaneidade