Internacionalização universitária: múltiplos atores, políticas e línguas em interação

multiple actors, policies and languages in interaction

Autores

  • Felipe Furtado Guimaraes UFES

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12785920
Palavras-chave: Internacionalização, Multilingüismo, Línguas estrangeiras, Política linguística, Universidades.

Resumo

O objetivo deste estudo foi construir um modelo de política linguística (PL) que buscou promover práticas linguísticas mais democráticas, para apoiar a internacionalização de instituições de ensino superior (IES) no Brasil, considerando principalmente a questão da governança e dos tomadores de decisão em PL. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com enfoque nos tomadores de decisão (aqui indicados como atores/agentes políticos, pois atuam em questões de formulação, implementação e avaliação de políticas) e nas questões de governança, considerando o ciclo de políticas discutido por Ball (2019) e comentado por Gimenez (2013), além de temas relacionados a políticas linguísticas em geral, internacionalização e multilinguismo. Também foi utilizada uma enquete, da qual participaram instituições que integram o programa Capes PrInt (programa institucional de internacionalização) instituído em 2017. Os resultados sugerem que os seguintes aspectos devem ser considerados na formulação de políticas linguísticas para IES brasileiras, com vistas a processos de internacionalização: múltiplos agentes e níveis; interpretação de políticas; políticas como intervenções textuais; capacidade de agência; relações entre agentes; e negociação de políticas. Dessa forma, espera-se que (ao adotar esses aspectos) as práticas linguísticas sejam mais democráticas em contextos universitários impactados por processos de internacionalização.

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Publicado em

8 de agosto de 2024

Como Citar

GUIMARAES, F. F. Internacionalização universitária: múltiplos atores, políticas e línguas em interação : multiple actors, policies and languages in interaction. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 3, p. e–2354, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.12785920. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2354. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

n. 3 - 2024 - Dossier: As línguas no contexto universitário: internacionalização e mobilidade internacional, certificações em línguas e plurilinguismo