Internacionalização universitária: múltiplos atores, políticas e línguas em interação

multiple actors, policies and languages in interaction

Auteurs

  • Felipe Furtado Guimaraes UFES

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.12785920
Mots-clés : Internacionalização, Multilingüismo, Línguas estrangeiras, Política linguística, Universidades.

Résumé

O objetivo deste estudo foi construir um modelo de política linguística (PL) que buscou promover práticas linguísticas mais democráticas, para apoiar a internacionalização de instituições de ensino superior (IES) no Brasil, considerando principalmente a questão da governança e dos tomadores de decisão em PL. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com enfoque nos tomadores de decisão (aqui indicados como atores/agentes políticos, pois atuam em questões de formulação, implementação e avaliação de políticas) e nas questões de governança, considerando o ciclo de políticas discutido por Ball (2019) e comentado por Gimenez (2013), além de temas relacionados a políticas linguísticas em geral, internacionalização e multilinguismo. Também foi utilizada uma enquete, da qual participaram instituições que integram o programa Capes PrInt (programa institucional de internacionalização) instituído em 2017. Os resultados sugerem que os seguintes aspectos devem ser considerados na formulação de políticas linguísticas para IES brasileiras, com vistas a processos de internacionalização: múltiplos agentes e níveis; interpretação de políticas; políticas como intervenções textuais; capacidade de agência; relações entre agentes; e negociação de políticas. Dessa forma, espera-se que (ao adotar esses aspectos) as práticas linguísticas sejam mais democráticas em contextos universitários impactados por processos de internacionalização.

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Publiée

août 8, 2024

Comment citer

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Rubrique

n. 3 - 2024 - Dossier: Le portugais dans le système universitaire français: internationalisation et mobilité internationale, certifications en langue et plurilinguisme