“Todos são meus preferidos”: o leitor em As vantagens de ser invisível

Autores

  • Cássia Farias Universidade Federal Fluminense - UFF
  • André Cabral de Almeida Cardoso Universidade Federal Fluminense – UFF
Palavras-chave: Leitor adolescente, As vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky, Literatura juvenil

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1203

A relação do adolescente com a literatura é bastante própria. Partindo dessa ideia e das considerações de Ricardo Piglia em O último leitor, o presente artigo pretende abordar a figura do leitor adolescente no livro As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky. Ao longo do livro, o protagonista, Charlie, lê uma série de obras literárias, por indicação de seu professor de inglês, Bill, que percebe uma grande habilidade de leitura e compreensão no menino. O que se observa, porém, é que Charlie apresenta certa dificuldade em realmente apreender a mensagem dos livros, e as falhas de interpretação parecem estar diretamente relacionadas à sua dificuldade de ver e interagir com o mundo ao seu redor. O trabalho analisa as instâncias dessa leitura limitada por parte do menino, e o que está por trás dela, buscando também as relações entre o ato de interpretar e o autoconhecimento e a (não) passividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Farias, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda em Literatura Comparada do Programa de Estudos Literários da Universidade Federal
Fluminense - UFF, Brasil.

André Cabral de Almeida Cardoso, Universidade Federal Fluminense – UFF

Professor adjunto de Literaturas de Língua Inglesa do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e
do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense – UFF,
Brasil.

Referências

BAKHTIN, M. A pessoa que fala no romance. In:________. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 1.ed. São Paulo: HUCITEC, 1988, p. 134-163.

BICKMORE, S.; YOUNGBLOOD, K. “It’s The Catcher in the Rye… He Said It Was the Kind of Book You Made Your Own”: Finding Holden in Contemporary YA Literature. English in Education. Sheffield, v.48, n.3, 2014. Disponível em [http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eie.12049/abstract]. Acesso em: 16 out. 2014.

CALVINO, I. Por que ler os clássicos. Edição de bolso. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CHBOSKY, S. As vantagens de ser invisível. 1.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

KEEN, S. Empathy and the Novel. New York: Oxford University Press, 2007.

PIGLIA, R. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SMITH, A. The Theory of Moral Sentiments. São Paulo: Metalibri, 2006.

WASSERMAN, E. The Epistolary in Young Adult Literature. The ALAN Review. S.l. v.30, n.3, 2003. Disponível em [http://scholar.lib.vt.edu/ejournals/ALAN/v30n3/pdf/wasserman.pdf]. Acesso em: 16 out. 2014

Downloads

Publicado em

13 de outubro de 2023

Como Citar

FARIAS, C. .; CARDOSO, A. C. de A. “Todos são meus preferidos”: o leitor em As vantagens de ser invisível. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 75–90, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1507. Acesso em: 23 dez. 2024.

Seção

Literatura juvenil e jovens leitores