“Todos são meus preferidos”: o leitor em As vantagens de ser invisível
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1203
A relação do adolescente com a literatura é bastante própria. Partindo dessa ideia e das considerações de Ricardo Piglia em O último leitor, o presente artigo pretende abordar a figura do leitor adolescente no livro As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky. Ao longo do livro, o protagonista, Charlie, lê uma série de obras literárias, por indicação de seu professor de inglês, Bill, que percebe uma grande habilidade de leitura e compreensão no menino. O que se observa, porém, é que Charlie apresenta certa dificuldade em realmente apreender a mensagem dos livros, e as falhas de interpretação parecem estar diretamente relacionadas à sua dificuldade de ver e interagir com o mundo ao seu redor. O trabalho analisa as instâncias dessa leitura limitada por parte do menino, e o que está por trás dela, buscando também as relações entre o ato de interpretar e o autoconhecimento e a (não) passividade.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. A pessoa que fala no romance. In:________. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 1.ed. São Paulo: HUCITEC, 1988, p. 134-163.
BICKMORE, S.; YOUNGBLOOD, K. “It’s The Catcher in the Rye… He Said It Was the Kind of Book You Made Your Own”: Finding Holden in Contemporary YA Literature. English in Education. Sheffield, v.48, n.3, 2014. Disponível em [http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eie.12049/abstract]. Acesso em: 16 out. 2014.
CALVINO, I. Por que ler os clássicos. Edição de bolso. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CHBOSKY, S. As vantagens de ser invisível. 1.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
KEEN, S. Empathy and the Novel. New York: Oxford University Press, 2007.
PIGLIA, R. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SMITH, A. The Theory of Moral Sentiments. São Paulo: Metalibri, 2006.
WASSERMAN, E. The Epistolary in Young Adult Literature. The ALAN Review. S.l. v.30, n.3, 2003. Disponível em [http://scholar.lib.vt.edu/ejournals/ALAN/v30n3/pdf/wasserman.pdf]. Acesso em: 16 out. 2014
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.