“Todos são meus preferidos”: o leitor em As vantagens de ser invisível

Auteurs

  • Cássia Farias Universidade Federal Fluminense - UFF
  • André Cabral de Almeida Cardoso Universidade Federal Fluminense – UFF
Mots-clés : Leitor adolescente, As vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky, Literatura juvenil

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1203

A relação do adolescente com a literatura é bastante própria. Partindo dessa ideia e das considerações de Ricardo Piglia em O último leitor, o presente artigo pretende abordar a figura do leitor adolescente no livro As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky. Ao longo do livro, o protagonista, Charlie, lê uma série de obras literárias, por indicação de seu professor de inglês, Bill, que percebe uma grande habilidade de leitura e compreensão no menino. O que se observa, porém, é que Charlie apresenta certa dificuldade em realmente apreender a mensagem dos livros, e as falhas de interpretação parecem estar diretamente relacionadas à sua dificuldade de ver e interagir com o mundo ao seu redor. O trabalho analisa as instâncias dessa leitura limitada por parte do menino, e o que está por trás dela, buscando também as relações entre o ato de interpretar e o autoconhecimento e a (não) passividade.

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Bibliographies de l'auteur

Cássia Farias, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda em Literatura Comparada do Programa de Estudos Literários da Universidade Federal
Fluminense - UFF, Brasil.

André Cabral de Almeida Cardoso, Universidade Federal Fluminense – UFF

Professor adjunto de Literaturas de Língua Inglesa do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e
do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense – UFF,
Brasil.

Références

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Publiée

octobre 13, 2023

Comment citer

FARIAS, C. .; CARDOSO, A. C. de A. “Todos são meus preferidos”: o leitor em As vantagens de ser invisível. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 75–90, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1507. Acesso em: 21 nov. 2024.

Rubrique

Literatura juvenil e jovens leitores