Uma experiência de observação em contexto de interações na Missão Arqueológica Franco-Brasileira no Piauí: reflexões linguísticas e interculturais para o ensino de língua francesa

Autores

  • Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14563691%20
Palavras-chave: Francês para Objetivos Universitários, Internacionalização, Políticas Linguísticas, Planejamento Linguístico, Interculturalidade

Resumo

No contexto da internacionalização das universidades brasileiras, o ensino de línguas adicionais assume papel central, especialmente para áreas que demandam comunicação em ambientes acadêmicos compostos por pessoas de culturas diferentes. No curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), as necessidades linguístico-discursivas e socioculturais dos estudantes que participam da Missão Arqueológica Franco-Brasileira têm ganhado destaque no processo de internacionalização. Neste artigo, apresentamos uma pesquisa sobre o aprendizado do francês para a integração de estudantes em atividades coordenadas por arqueólogos francófonos, ressaltando a necessidade de ações mais concretas para a criação de políticas linguísticas institucionais que ofereçam maior suporte à atuação dos estudantes nesse contexto. O referencial teórico da pesquisa apoia-se nos conceitos de "Internacionalização abrangente" (Hudzik, 2011, 2015), "Internacionalização em casa" (Beelen; Jones, 2015) e Francês para Objetivos Específicos e Universitários (Mangiante, Parpette, 2004, 2011) demonstrando como essas abordagens podem ser aplicadas à realidade da UFPI. Com objetivo exploratório, a metodologia adotada foi a observação não participante do trabalho arqueológico da missão no ano de 2019. Como um dos resultados obtidos, a pesquisa explicita a necessidade de um planejamento linguístico estratégico integrando formação linguística e coleta de dados no campo da Arqueologia para que seja possível, do ponto de vista institucional, a oferta de cursos específicos de francês para esses estudantes como meios essenciais para preparar os estudantes para as interações internacionais, contribuindo para sua formação acadêmica, profissional e internacional.

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Publicado em

27 de dezembro de 2024

Como Citar

DA SILVA MOURÃO, M. I. Z. N. Uma experiência de observação em contexto de interações na Missão Arqueológica Franco-Brasileira no Piauí: reflexões linguísticas e interculturais para o ensino de língua francesa. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 5, p. e3723, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14563691 . Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3723. Acesso em: 2 jan. 2025.

Seção

n. 5 - 2024 - Dossiê Relações entre Políticas linguísticas, interculturalidade e internacionalização no ensino de línguas : novos desafios na contemporaneidade