Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave:
Abordagem Comunicativa, Perspectiva Acional, Ensino, Aprendizagem, FLEResumo
O presente artigo traz um estudo sobre a passagem da Abordagem Comunicativa (AC) à Perspectiva Acional (PA) havida no curso de Letras Português/Francês da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no primeiro semestre de 2012, com o objetivo de refletir sobre a pertinência dos princípios metodológicos preconizados pela PA — enfoque bastante discutido nos últimos anos pelos teóricos da Didática de Línguas Estrangeiras — no ensino e na aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) em formação inicial. Para tanto, buscamos elucidar os elementos metodológicos da AC e da PA nas aulas das disciplinas de Língua Francesa; apresentamos os componentes curriculares do curso de Letras em questão, mostrando a correspondência entre as ementas das referidas disciplinas e o conteúdo programático previsto pelos manuais Forum e Version Originale; e, finalmente, registramos e discutimos as considerações feitas pelos docentes de francês do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS em relação aos efeitos do referencial metodológico da PA em suas aulas de FLE na formação de futuros professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-10-2023
Como Citar
CASTRO, Weslin de Jesus Santos; OLIVEIRA, Renilson Santos. Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 2, p. 203–229, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1787. Acesso em: 8 jul. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temas livres
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letras Raras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.