Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe
Résumé
O presente artigo traz um estudo sobre a passagem da Abordagem Comunicativa (AC) à Perspectiva Acional (PA) havida no curso de Letras Português/Francês da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no primeiro semestre de 2012, com o objetivo de refletir sobre a pertinência dos princípios metodológicos preconizados pela PA — enfoque bastante discutido nos últimos anos pelos teóricos da Didática de Línguas Estrangeiras — no ensino e na aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) em formação inicial. Para tanto, buscamos elucidar os elementos metodológicos da AC e da PA nas aulas das disciplinas de Língua Francesa; apresentamos os componentes curriculares do curso de Letras em questão, mostrando a correspondência entre as ementas das referidas disciplinas e o conteúdo programático previsto pelos manuais Forum e Version Originale; e, finalmente, registramos e discutimos as considerações feitas pelos docentes de francês do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS em relação aos efeitos do referencial metodológico da PA em suas aulas de FLE na formação de futuros professores.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
octobre 21, 2023
Comment citer
CASTRO, W. de J. S. .; OLIVEIRA, R. S. . Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 2, p. 203–229, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1787. Acesso em: 22 nov. 2024.
Rubrique
Artigos de temas livres
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.