As pesquisas em Linguística e o ensino de Língua Portuguesa em diálogo: a abordagem do vocativo no Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605384Palavras-chave:
Vocativo, Análise linguística, Ensino básicoResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa-ação desenvolvida no ensino básico, com foco no ensino do vocativo em perspectiva enunciativo-discursiva (Nascimento, 2000; Guimarães, 2002; Santos, 2004; Moreira, 2013), considerando-se a língua em uso. A proposta buscou explorar o vocativo como elemento essencial para a interação comunicativa, além de enfatizar seu papel nas relações enunciativas e seu escopo semiótico. Para a prática de análise linguística/semiótica, o gênero podcast de entrevista foi selecionado como base para a ação didática, dada a frequência e a relevância do vocativo nesse gênero multimodal. De forma a observar o desenvolvimento de conhecimentos dos estudantes, foram realizadas uma produção diagnóstica e uma produção final do gênero. Durante a ação didática, diversos gêneros, em que a presença do vocativo se revelava comum, foram abordados com os estudantes. Os resultados indicaram que os alunos ampliaram sua percepção do vocativo, passando de uma visão restrita e normativa para uma compreensão mais ampla e funcional. Ao conectar teoria e prática, o estudo destacou o potencial transformador da abordagem comunicativa no ensino de gramática, promovendo uma aprendizagem contextualizada e reflexiva.
PALAVRAS-CHAVE: Vocativo; Análise linguística; Ensino básico.
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