Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contato
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Política de Ética
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Declaração de Privacidade
Grupo de pesquisa LELLC
Organização de dossiês
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 14 n. 3 (2025): Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente
v. 14 n. 3 (2025): Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente
Publicado:
07-06-2025
Capa
Capa
Equipe de Produção Editorial RLR
png
Editorial
Editorial
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
e6222
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15616927
Editorial - Eng.
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
e6233
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15616367
Apresentação
Apresentação
Ana Regina Calindro, Livia Eccard, Ana Beatriz Simões
e6227
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605253
Apresentação - Eng.
Ana Regina Calindro, Livia Eccard, Ana Beatriz Simões
e6237
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605369
n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente
Dizer-se em francês: identidade, representatividade e desejo no ensino de francês para crianças
Victor Augusto Menezes Ribeiro
e6198
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605200
Se dire en français: identité, représentativité et désir dans l’enseignement de français aux enfants
Victor Augusto Menezes Ribeiro
e6519
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605210
Linguística Aplicada uma revisão bibliográfica sobre o ensino e a aprendizagem das línguas na fronteira franco-brasileira
Josiane da Trindade Damasceno, Lizandra Valéria da Silva Fumelê
e6249
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605498
Linguistique Appliquée : une révision bibliographique sur l’enseignement des langues dans la frontière franco-brésilienne
Josiane da Trindade Damasceno, Lizandra Valéria da Silva Fumelê
e6535
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605516
Efeitos da Instrução Explícita na Aquisição-Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira
Juliana Barbosa
e6324
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612118
Effets de l'Instruction Explicite dans l'Acquisition-Apprentissage du Français comme Langue Étrangère
Juliana Barbosa
e6530
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612122
Salvacionismo e Desenvolvimentismo: vieses de colonialidade em um livro didático de língua inglesa
Elisabete Cristina Ongaratto, Prof. Dr. Renata Trindade Severo
e6259
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605547
Salvationism and Developmentalism: coloniality biases in an English language textbook
Elisabete Cristina Ongaratto, Renata Trindade Severo
e6522
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605567
MATERIALizando um ensino significativo e crítico de língua inglesa com crianças: o projeto de extensão LICOMzinho e sua proposta de material didático
Patricia Helena da Silva Costa
e6299
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612063
MATERIALizing a meaningful and critical English language teaching with children: the extension project LICOMzinho and its teaching material proposal
Patricia Helena da Silva Costa
e6527
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612074
Tecendo saberes: conexões entre criação de material didático e prática docente em FLE
Maria Eduarda Sampaio, Yagho Terencio Szulik, Larissa de Souza Arruda
e6275
Port.
Tisser des savoirs : connexions entre création de matériel didactique et pratique pédagogique en FLE
Maria Eduarda Sampaio, Yagho Terencio Szulik, Larissa de Souza Arruda
e6524
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611857
Formação de professores de línguas para fins de internacionalização do ensino superior: as potenciais contribuições de uma rede de comunidades
Cibele CORADIN-BAIL
e6315
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612084
Language teacher education for the internationalization of higher education: the potential contributions of a network of communities
Cibele CORADIN-BAIL
e6528
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612092
Práticas extensionistas: leitura e escrita com as escolas de ensino fundamental e médio de Jaguarão e Arroio Grande
Naiara Souza da Silva, Ériton Rodrigues Pereira, Amanda Luisa Arcoverde Gomes, Rafaella Fernandes Dias
e6209
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605453
Prácticas extensionistas: lectura y escritura con las escuelas de la enseñanza fundamental y media de Jaguarão y Arroio Grande
Naiara Souza da Silva, Ériton Rodrigues Pereira, Amanda Luisa Arcoverde Gomes, Rafaella Fernandes Dias
e6521
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605482
A formação dos professores de língua portuguesa sob a ótica da Transposição Didática: o conhecimento linguístico agregado à educação básica
Ana Luiza Melo, Dra. Mayara Nicolau de Paula
e6276
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611600
Portuguese teacher training under the Didactic Transposition: how linguistic knowledge meets the school
Ana Luiza Melo, Mayara Nicolau de Paula
e6523
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611609
Palitárvore da Predicação e Varal da Predicação: Propostas para o desenvolvimento da consciência sintática na educação básica
Juliana Nespoli, Elaine Melo, Marina Florim
e6273
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611886
“Palitárvore da Predicação” and “Varal da Predicação”: proposals for the development of syntactic awareness in elementary education
Juliana Nespoli, Elaine Melo, Marina Florim
e6525
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611975
As pesquisas em Linguística e o ensino de Língua Portuguesa em diálogo: a abordagem do vocativo no Ensino Básico
Ananda Elisabeth Fernandes, Natália Sather Sigiliano
e6210
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605384
Research in Linguistics and the teaching of Portuguese Language in dialogue: the approach of the vocative in Basic Education
Ananda Elisabeth Fernandes, Natália Satlher Sigiliano
e6520
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605413
Entre teoria e prática: Contribuições do Parâmetro do Sujeito Nulo para o ensino de L2
Marina Verniano
e6310
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612166
Between Theory and Practice: Contributions of the Null Subject Parameter to L2 Teaching
Marina Verniano
e6534
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612177
Trajetórias específicas de aprendizado de regularidades ortográficas
Cecília Toledo
e6319
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612099
Specific Learning Trajectories of Spelling Regularities
Cecília Toledo
e6529
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612113
Contribuições para o desenvolvimento da competência leitora: resultados de uma pesquisa-ação no Curso Normal
Glaucia Peçanha Alves da Silva, Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
e6330
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612132
Contributions to the development of reading competence: results of an action research in the Teacher Training Course
Glaucia Peçanha Alves da Silva, Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
e6531
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612139
Ensino de Redação: o que dizem as evidências
what does the evidence say
João Batista Oliveira e Araújo, Mariana Fonseca
e6279
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612022
Teaching Writing: What the Evidence Says
João Batista Oliveira e Araújo, Mariana Fonseca
e6526
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612052
Produção textual na educação escolar indígena: ensino intercultural e bilíngue na prática
VITOR SCHNEIDER, Natalia Uriarte Fauro
e6328
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612151
Producción textual en la educación escolar indígena: enseñanza intercultural y bilingüe en la práctica
VITOR SCHNEIDER, Natalia Uriarte Fauro
e6532
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612160
Colaboradores
Colaboradores ad hoc
Equipe de Produção Editorial RLR
e6242
Port.
Palavras-chave
Links
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Mais lidos na última semana
Heterogeneidade narrativa em “A gente combinamos de não morrer", de Conceição Evaristo
23
A didatização da escrita laboral no curso de formação docente: sequência didática, aprendendo por meio de resenhas
15
Intermidialidade e referências intermidiáticas: uma introdução
15
Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação
15
A BNCC e o desaparecimento da língua francesa na educação básica brasileira
14
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: