v. 14 n. 3 (2025): Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente

					Visualizar v. 14 n. 3 (2025): Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente
Publicado: 07-06-2025

Capa

Editorial

  • Editorial

    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    e6222
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15616927
  • Editorial - Eng.

    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    e6233
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15616367

Apresentação

  • Apresentação

    Ana Regina Calindro, Livia Eccard, Ana Beatriz Simões
    e6227
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15605253
  • Apresentação - Eng.

    Ana Regina Calindro, Livia Eccard, Ana Beatriz Simões
    e6237
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15605369

n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente

  • Dizer-se em francês: identidade, representatividade e desejo no ensino de francês para crianças

    Victor Augusto Menezes Ribeiro
    e6198
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15605200
  • Se dire en français: identité, représentativité et désir dans l’enseignement de français aux enfants

    Victor Augusto Menezes Ribeiro
    e6519
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15605210
  • Linguística Aplicada uma revisão bibliográfica sobre o ensino e a aprendizagem das línguas na fronteira franco-brasileira

    Josiane da Trindade Damasceno, Lizandra Valéria da Silva Fumelê
    e6249
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15605498
  • Linguistique Appliquée : une révision bibliographique sur l’enseignement des langues dans la frontière franco-brésilienne

    Josiane da Trindade Damasceno, Lizandra Valéria da Silva Fumelê
    e6535
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15605516
  • Efeitos da Instrução Explícita na Aquisição-Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira

    Juliana Barbosa
    e6324
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612118
  • Effets de l'Instruction Explicite dans l'Acquisition-Apprentissage du Français comme Langue Étrangère

    Juliana Barbosa
    e6530
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612122
  • Salvacionismo e Desenvolvimentismo: vieses de colonialidade em um livro didático de língua inglesa

    Elisabete Cristina Ongaratto, Prof. Dr. Renata Trindade Severo
    e6259
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15605547
  • Salvationism and Developmentalism: coloniality biases in an English language textbook

    Elisabete Cristina Ongaratto, Renata Trindade Severo
    e6522
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15605567
  • MATERIALizando um ensino significativo e crítico de língua inglesa com crianças: o projeto de extensão LICOMzinho e sua proposta de material didático

    Patricia Helena da Silva Costa
    e6299
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612063
  • MATERIALizing a meaningful and critical English language teaching with children: the extension project LICOMzinho and its teaching material proposal

    Patricia Helena da Silva Costa
    e6527
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612074
  • Tecendo saberes: conexões entre criação de material didático e prática docente em FLE

    Maria Eduarda Sampaio, Yagho Terencio Szulik, Larissa de Souza Arruda
    e6275
  • Tisser des savoirs : connexions entre création de matériel didactique et pratique pédagogique en FLE

    Maria Eduarda Sampaio, Yagho Terencio Szulik, Larissa de Souza Arruda
    e6524
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15611857
  • Formação de professores de línguas para fins de internacionalização do ensino superior: as potenciais contribuições de uma rede de comunidades

    Cibele CORADIN-BAIL
    e6315
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612084
  • Language teacher education for the internationalization of higher education: the potential contributions of a network of communities

    Cibele CORADIN-BAIL
    e6528
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612092
  • Práticas extensionistas: leitura e escrita com as escolas de ensino fundamental e médio de Jaguarão e Arroio Grande

    Naiara Souza da Silva, Ériton Rodrigues Pereira, Amanda Luisa Arcoverde Gomes, Rafaella Fernandes Dias
    e6209
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15605453
  • Prácticas extensionistas: lectura y escritura con las escuelas de la enseñanza fundamental y media de Jaguarão y Arroio Grande

    Naiara Souza da Silva, Ériton Rodrigues Pereira, Amanda Luisa Arcoverde Gomes, Rafaella Fernandes Dias
    e6521
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15605482
  • A formação dos professores de língua portuguesa sob a ótica da Transposição Didática: o conhecimento linguístico agregado à educação básica

    Ana Luiza Melo, Dra. Mayara Nicolau de Paula
    e6276
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15611600
  • Portuguese teacher training under the Didactic Transposition: how linguistic knowledge meets the school

    Ana Luiza Melo, Mayara Nicolau de Paula
    e6523
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15611609
  • Palitárvore da Predicação e Varal da Predicação: Propostas para o desenvolvimento da consciência sintática na educação básica

    Juliana Nespoli, Elaine Melo, Marina Florim
    e6273
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15611886
  • “Palitárvore da Predicação” and “Varal da Predicação”: proposals for the development of syntactic awareness in elementary education

    Juliana Nespoli, Elaine Melo, Marina Florim
    e6525
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15611975
  • As pesquisas em Linguística e o ensino de Língua Portuguesa em diálogo: a abordagem do vocativo no Ensino Básico

    Ananda Elisabeth Fernandes, Natália Sather Sigiliano
    e6210
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15605384
  • Research in Linguistics and the teaching of Portuguese Language in dialogue: the approach of the vocative in Basic Education

    Ananda Elisabeth Fernandes, Natália Satlher Sigiliano
    e6520
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15605413
  • Entre teoria e prática: Contribuições do Parâmetro do Sujeito Nulo para o ensino de L2

    Marina Verniano
    e6310
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612166
  • Between Theory and Practice: Contributions of the Null Subject Parameter to L2 Teaching

    Marina Verniano
    e6534
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612177
  • Trajetórias específicas de aprendizado de regularidades ortográficas

    Cecília Toledo
    e6319
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612099
  • Specific Learning Trajectories of Spelling Regularities

    Cecília Toledo
    e6529
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612113
  • Contribuições para o desenvolvimento da competência leitora: resultados de uma pesquisa-ação no Curso Normal

    Glaucia Peçanha Alves da Silva, Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
    e6330
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612132
  • Contributions to the development of reading competence: results of an action research in the Teacher Training Course

    Glaucia Peçanha Alves da Silva, Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
    e6531
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612139
  • Ensino de Redação: o que dizem as evidências what does the evidence say

    João Batista Oliveira e Araújo, Mariana Fonseca
    e6279
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612022
  • Teaching Writing: What the Evidence Says

    João Batista Oliveira e Araújo, Mariana Fonseca
    e6526
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612052
  • Produção textual na educação escolar indígena: ensino intercultural e bilíngue na prática

    VITOR SCHNEIDER, Natalia Uriarte Fauro
    e6328
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612151
  • Producción textual en la educación escolar indígena: enseñanza intercultural y bilingüe en la práctica

    VITOR SCHNEIDER, Natalia Uriarte Fauro
    e6532
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15612160

Colaboradores