Produção textual na educação escolar indígena: ensino intercultural e bilíngue na prática
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612151%20Palavras-chave:
Educação escolar indígena, Educação bilíngue, Ensino de produção textualResumo
Este artigo tem como finalidade propor para discussão a elaboração de materiais didáticos de produção textual destinados à educação escolar indígena a partir de uma experiência educacional vivenciada no interior do Rio Grande do Sul, em 2024, com uma escola Guarani-Mbya. Metodologicamente, o trabalho ancora-se na proposta de sequência didática de base sociointeracionista (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004). O aporte teórico baseia-se nos estudos acerca da educação escolar indígena (MELIÁ, 1979; CAVALCANTI, MAHER, 2005; LUCIANO, 2011), da educação como processo formativo e emancipatório (FREIRE, 2024) e do ensino de produção textual na educação básica (MENEGASSI, 2003). Desse modo, tem-se como resultado a apresentação e análise de uma sequência didática centrada no gênero discursivo comentário argumentativo (COSTA, 2022) e na tragédia climática que ocorreu no estado gaúcho em 2024. Por fim, são propostas reflexões teórico-metodológicas sobre a complexidade do trabalho com línguas e com a elaboração de textos em Português em contextos interculturais e bilíngues marcados por uma cultura de base oral e pela presença de uma língua indígena como primeira língua.
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