Tecendo saberes: conexões entre criação de material didático e prática docente em FLE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611698Palavras-chave:
Material didático de francês, Ensino de FLE, Estágio obrigatórioResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o processo de elaboração do material didático intitulado Mode et Mots : la francophonie en style, concebido como material didático-pedagógico referência para oficinas em língua francesa no Colégio Técnico da UFMG (COLTEC-UFMG), no segundo semestre de 2024. Essas oficinas integram o Projeto de Extensão Línguas-Culturas no COLTEC: Parceria entre o Ensino Superior e a Educação Básica e Profissional da UFMG, no qual também realizamos o estágio obrigatório supervisionado de francês. Este artigo busca, então, refletir acerca das três dimensões que sustentam o ciclo de produção e implementação de materiais didáticos — contexto, elaboração e uso —, e que configuram-se como elementos constitutivos do processo de criação de recursos pedagógicos pensados para o ensino de línguas, além de relatar, descrever e analisar as dinâmicas pedagógico-discursivas desenvolvidas ao longo do curso.
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