Francês pelo mundo afora: aulas de sensibilização à língua francesa e às culturas francófonas através da interdisciplinaridade.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10199018
Palavras-chave: Perspectiva multidisciplinar; Intercultural; Extensão; Ensino de FLE para crianças; Estágio.

Resumo

Este artigo apresenta um relato das experiências de estágio e extensão dentro do projeto “Sensibilização à língua francesa e às culturas francófonas em escolas de ensino básico”, o qual possui uma perspectiva multidisciplinar e intercultural e tem como objetivo promover o ensino da língua francesa e das culturas francófonas no contexto escolar, através do desenvolvimento de projetos pluriculturais e plurilingues. As atividades relatadas aconteceram no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais dentro de um Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD), componente diversificado da matriz curricular do CP, de modo interdisciplinar com a disciplina de Geografia. As aulas tiveram como objetivo não apenas discutir as noções de país, cultura, identidade e língua, mas também sensibilizar os alunos à diversidade linguística e cultural, e promover uma reflexão metalinguística. As aulas proporcionaram aos alunos da rede básica a oportunidade de entrar em contato com uma língua estrangeira que não faz parte do currículo da escola. Isso lhes permitiu expandir seus horizontes culturais, refletir sobre diferentes identidades e construir uma consciência intercultural. Tudo isso foi alcançado por meio de atividades criativas e lúdicas que visavam tornar o aprendizado do francês uma experiência envolvente e significativa. Esperamos que este relato contribua para a ampliação das reflexões sobre o ensino do francês para crianças no ensino básico, destacando a importância de abordagens interculturais e interdisciplinares que enriquecem o processo de aprendizado e promovem a compreensão das línguas e culturas estrangeiras desde a infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kauani Rachid Gomes Pires, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista PBEXT-Ações afirmativas no projeto “Sensibilização à língua francesa e às culturas francófonas em escolas de ensino básico” desde 2021. 

Larissa de Souza Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta de Língua Francesa   e   de Prática   de Ensino   de Francês da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre (2016) e   doutora (2020) em Letras Neolatinas pela   Universidade Federal do   Rio de Janeiro.   Vice-líder do grupo de pesquisa LENUFFLE.

Daniela Akie Hirakawa , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG), onde atualmente exerce o cargo de coordenadora do Centro de Extensão. 

Eliane Ferreira Campos Vieira , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Geografia, na modalidade licenciatura, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com especialização em Geoprocessamento. Mestre (2005) na  área de Concentração de Análise Ambiental pela UFMG e doutora (2015) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é docente no Centro Pedagógico da UFMG junto ao Núcleo de Geografia. 

Referências

ARRUDA, L. S. Políticas públicas educacionais de FLE no Brasil e seus reflexos na formação docente. Revista Humanidades & Inovação, v. 7, p. 465-475, 2020.

BARTHÉLÉMY, F.; et al. Cent mots pour le français langue étrangère. Paris: L'Harmattan, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 21 set. 2023.

MOURÃO, M. L. S.; ALMEIDA, J. S.; SANTOS, M. C. S. Do lúdico ao intercultural: uma proposta de aprendizagem da língua francesa por meio da interculturalidade. Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de inclusão, Brasília, v.13, n.1, ago, 2010, p. 63-68.

PIMENTA et al. Ensino de língua francesa e o uso do lúdico e a interculturalidade em sala de aula. Conedu: VI Congresso Nacional de Educação. 2019.

SUMIYA, A. H.; GOTTI, R.. L.; ROCHEBOIS, C. B. Aprender brincando: o ensino-aprendizagem de Francês para crianças. Revista de C. Humanas, Viçosa, v. 13, n. 2, p.343-354, jul./dez. 2013.

VANTHIER, Hélène. L'enseignement aux enfants en classe de langue. Paris: Clé International, 2009.

Downloads

Publicado em

23 de novembro de 2023

Como Citar

PIRES, K.; ARRUDA, L.; HIRAKAWA , D.; VIEIRA, E. . Francês pelo mundo afora: aulas de sensibilização à língua francesa e às culturas francófonas através da interdisciplinaridade. . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 4, p. 189–203, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10199018. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1289. Acesso em: 23 nov. 2024.

Seção

Artigos de temas livres