Francês pelo mundo afora: aulas de sensibilização à língua francesa e às culturas francófonas através da interdisciplinaridade.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10199018Resumen
Este artigo apresenta um relato das experiências de estágio e extensão dentro do projeto “Sensibilização à língua francesa e às culturas francófonas em escolas de ensino básico”, o qual possui uma perspectiva multidisciplinar e intercultural e tem como objetivo promover o ensino da língua francesa e das culturas francófonas no contexto escolar, através do desenvolvimento de projetos pluriculturais e plurilingues. As atividades relatadas aconteceram no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais dentro de um Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD), componente diversificado da matriz curricular do CP, de modo interdisciplinar com a disciplina de Geografia. As aulas tiveram como objetivo não apenas discutir as noções de país, cultura, identidade e língua, mas também sensibilizar os alunos à diversidade linguística e cultural, e promover uma reflexão metalinguística. As aulas proporcionaram aos alunos da rede básica a oportunidade de entrar em contato com uma língua estrangeira que não faz parte do currículo da escola. Isso lhes permitiu expandir seus horizontes culturais, refletir sobre diferentes identidades e construir uma consciência intercultural. Tudo isso foi alcançado por meio de atividades criativas e lúdicas que visavam tornar o aprendizado do francês uma experiência envolvente e significativa. Esperamos que este relato contribua para a ampliação das reflexões sobre o ensino do francês para crianças no ensino básico, destacando a importância de abordagens interculturais e interdisciplinares que enriquecem o processo de aprendizado e promovem a compreensão das línguas e culturas estrangeiras desde a infância.
Descargas
Citas
ARRUDA, L. S. Políticas públicas educacionais de FLE no Brasil e seus reflexos na formação docente. Revista Humanidades & Inovação, v. 7, p. 465-475, 2020.
BARTHÉLÉMY, F.; et al. Cent mots pour le français langue étrangère. Paris: L'Harmattan, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 21 set. 2023.
MOURÃO, M. L. S.; ALMEIDA, J. S.; SANTOS, M. C. S. Do lúdico ao intercultural: uma proposta de aprendizagem da língua francesa por meio da interculturalidade. Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de inclusão, Brasília, v.13, n.1, ago, 2010, p. 63-68.
PIMENTA et al. Ensino de língua francesa e o uso do lúdico e a interculturalidade em sala de aula. Conedu: VI Congresso Nacional de Educação. 2019.
SUMIYA, A. H.; GOTTI, R.. L.; ROCHEBOIS, C. B. Aprender brincando: o ensino-aprendizagem de Francês para crianças. Revista de C. Humanas, Viçosa, v. 13, n. 2, p.343-354, jul./dez. 2013.
VANTHIER, Hélène. L'enseignement aux enfants en classe de langue. Paris: Clé International, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.