Um herói em formação: uma leitura de O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i0.1194 Nesse cenário angustiante da atual sociedade, formado por conflitos pessoais e interiores, os quais a maior parte dos jovens enfrenta, especialmente os dilemas e medos em relação ao futuro, torna-se relevante discutir a formação do jovem na literatura brasileira, especialmente na de vertente juvenil. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma leitura do romance juvenil O Fazedor de Velhos (2008), de Rodrigo Lacerda. (1969 - ). Assim, para o desenvolvimento do estudo, procurar-se-á analisar os elementos estruturais da narrativa, como a configuração da personagem principal, do tempo, do espaço e do narrador, conforme os postulados teóricos de Genette (1995). Acreditamos que as personagens lacerdianas, os quais ocupam a maior parte do trabalho, se configuram por meio da transição entre a juventude e a maturidade, ou seja, o amadurecer, segundo os estudos de Maas (2000) na esteira de Johann Karl Simon Morgenstern (1770-1852), as personas vivenciam um percurso teoricamente classificado na literatura como bildungsroman, ou simplesmente romance de formação, relevante leitura para os jovens contemporâneos.Downloads
Referências
AGOSTINHO, Santo. Confissões. Trad. J. Oliveira Santos e Ambrósio de Pina. Coleção Os Pensadores, São Paulo: Nova Cultural, 1996, p. 261.
CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: _______; et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2009, p. 51-80.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa. Trad. Fernando Cabral Martins, sob orientação de Maria Alzira Seixo. Lisboa: Vega, 1995.
LACERDA, Rodrigo. O Fazedor de Velhos. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.
LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976
LUKÁCS, George. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. 2.ed. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009 (Coleção Espírito Crítico).
MAAS, Wilma Patricia Marzari Dinardo. O Cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1995.
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.