Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i1.1061
O objetivo principal deste trabalho é analisar o livro O Fazedor de Velhos, de Rodrigo Lacerda, a partir das nuances da formação do leitor/narrador por meio de suas experiências, para isso, será necessário verificar como o personagem principal, no decorrer da narração, se constrói e identificar a que processos de leitura ele recorre para sua formação enquanto leitor. Destacaremos o papel formador da literatura através de mediações da família e da vida social, atentando para aspectos, como a relação deste sujeito com o texto, efetivada pelo diálogo de ambas as partes. Voltaremos também para a construção desse narrador, observando como se dão suas experiências literárias envolvidas pelo prazer do texto, o que culmina na solução de seu dilema. Para respaldar tais argumentos recorreremos, primeiramente, a Benjamin (1994a; 1994b) para tratar da experiência desse sujeito; a Santiago (1989) para se pensar a construção desse narrador, que narra a partir das próprias experiências; ao atentar para o proceder da literatura, a relação entre texto e leitor, nos apoiaremos em Zilberman (1985); a partir de Barthes (2006), refletiremos sobre o prazer do texto; e sob a perspectiva de Silva (2013) analisaremos as experiências literárias do protagonista, e para isso contaremos também com a crítica de Langaro (2015). Percorreremos as teorias apresentadas com o intuito de verificar as contribuições da literatura para a construção desse indivíduo em conflito, verificando como esse narrador se elabora, baseado em suas experiências, especialmente, literárias, constatando assim o papel fundamental que a literatura exerce na formação deste sujeito.
Downloads
Referências
BARTHES, R. O Prazer do texto. Trad. de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política. Trad. de Rouanet, S. P. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994a, p.114-120. [Obras escolhidas, vol.1]
______ O narrador. In: Magia e técnica, arte e política. Trad. Rouanet, S. P. de. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994b, p.197-222. [Obras escolhidas, vol.1]
LACERDA, R. O Fazedor de velhos. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
LANGARO, C. S. A formação humanizadora pela literatura em O Fazedor de velhos. Revista Trama. V. 11 nº 21, 1º semestre de 2015, p. 49-64, 2015. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2016.
SANTIAGO, S. O Narrador pós-moderno. In: SANTIAGO, S. Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 38-52.
SILVA, A. P. R. da. Premiação para livros que envelhecem. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2016.
SILVA, M. C. da. A leitura literária como experiência. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013, p. 51-65.
ZILBERMAN, R. A criança, o livro e a escola. In: A Literatura infantil na escola. São Paulo: Global Ed., 4ª ed. 1985, p. 12-41.
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.