A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores

Autores

  • Andréia Turolo da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Teixeira de Carvalho UFC
  • Leonardo Antônio Silva Teixeira UFC
Palavras-chave: Prática Exploratória, Formação pedagógica, Professor reflexivo-crítico

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.794

Este artigo descreve uma experiência colaborativa de formação docente dos professores bolsistas do Núcleo de Línguas-Inglês da Universidade Federal do Ceará (NucLi-UFC) por meio da Prática Exploratória, que envolvia a pesquisa e a reflexão sobre a ação pedagógica ao mesmo tempo em que os professores experimentavam estratégias e metodologias de ensino. As etapas de implementação da Prática Exploratória com o grupo de professores foram as seguintes: a) formulação de perguntas de pesquisa a partir dos questionamentos dos professores; b) exposição, debates e reflexão coletiva sobre os questionamentos de cada professor; c) design das aulas associado ao design da pesquisa e escolha de ferramentas e procedimentos de construção e análise de dados e; d) revisão de literatura; e) exposição preliminar de resultados com reflexão colaborativa; f) exposição final do trabalho em evento acadêmico; e g) avaliação da experiência de pesquisa no formato de um relato. Ao todo, nove professores participaram das primeiras seis etapas e dois contribuíram com relatos de descrição e avaliação da experiência. Os resultados do experimento mostraram que a Prática Exploratória foi uma maneira produtiva para a atividade de formação docente no NucLi, em que todos foram beneficiados com os questionamentos, investigações e descobertas uns dos outros num crescimento mútuo que confirmou o NucLi-UFC do programa Idiomas sem Fronteiras como um ambiente legítimo de formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Turolo da Silva, Universidade Federal do Ceará

Andréia Turolo da Silva é Doutora em Linguística e professora do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução na Universidade Federal do Ceará.

Daniel Teixeira de Carvalho, UFC

Daniel Teixeira de Carvalho é graduando em Letras Inglês na Universidade Federal do Ceará e professor
bolsista no NucLi Inglês-UFC.

Leonardo Antônio Silva Teixeira, UFC

Leonardo Antônio Silva Teixeira é graduando em Letras Inglês Português na Universidade Federal do Ceará e é professor bolsista no NucLi Inglês-UFC.

Downloads

Publicado em

17 de outubro de 2023

Como Citar

SILVA, A. T. da .; CARVALHO, D. T. de .; TEIXEIRA, L. A. S. . A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 95–110, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1646. Acesso em: 17 abr. 2024.

Seção

Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil