A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores
Resumo
Este artigo descreve uma experiência colaborativa de formação docente dos professores bolsistas do Núcleo de Línguas-Inglês da Universidade Federal do Ceará (NucLi-UFC) por meio da Prática Exploratória, que envolvia a pesquisa e a reflexão sobre a ação pedagógica ao mesmo tempo em que os professores experimentavam estratégias e metodologias de ensino. As etapas de implementação da Prática Exploratória com o grupo de professores foram as seguintes: a) formulação de perguntas de pesquisa a partir dos questionamentos dos professores; b) exposição, debates e reflexão coletiva sobre os questionamentos de cada professor; c) design das aulas associado ao design da pesquisa e escolha de ferramentas e procedimentos de construção e análise de dados e; d) revisão de literatura; e) exposição preliminar de resultados com reflexão colaborativa; f) exposição final do trabalho em evento acadêmico; e g) avaliação da experiência de pesquisa no formato de um relato. Ao todo, nove professores participaram das primeiras seis etapas e dois contribuíram com relatos de descrição e avaliação da experiência. Os resultados do experimento mostraram que a Prática Exploratória foi uma maneira produtiva para a atividade de formação docente no NucLi, em que todos foram beneficiados com os questionamentos, investigações e descobertas uns dos outros num crescimento mútuo que confirmou o NucLi-UFC do programa Idiomas sem Fronteiras como um ambiente legítimo de formação docente.Downloads
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Publicado em
17 de outubro de 2023
Como Citar
SILVA, A. T. da .; CARVALHO, D. T. de .; TEIXEIRA, L. A. S. . A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 95–110, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1646. Acesso em: 23 abr. 2025.
Seção
Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil
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