Formação inicial de professores de língua inglesa e letramento crítico: um diálogo desejável?

Autores

  • Jhuliane Evelyn da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Marco Antônio Margarido Costa Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Formação inicial de professores, Língua Inglesa, Letramento Crítico

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1444   Colocando a pós-modernidade como pano de fundo desta pesquisa, propomos demonstrar como alunos-professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Letras – língua inglesa da Universidade Federal de Campina Grande se engajaram em atitudes críticas/práticas problematizadoras em situação de estudo. Para tanto, empreendemos uma investigação qualitativa, descritivo-analítica e utilizamos respostas a uma entrevista semiaberta e a uma narrativa que lidavam com o processo de formação docente e a relevância da língua inglesa para a prática desses futuros docentes. A análise utilizou as lentes do letramento crítico de viés pós-estruturalista (MENEZES DE SOUZA, 2011a, JORDÃO, 2014, PENNYCOOK, 2012) por ser uma abordagem que centraliza o questionamento, a produção de significação e a construção de conhecimentos situados e parece se alinhar criticamente ao que estamos entendendo enquanto demandas de um mundo pós-moderno (BAUMAN, 2007). Os dados gerados indicam que, em situação de estudo, os participantes manifestam criticidade principalmente a partir de falas que revelam questionamentos, desnaturalização e construção de entendimentos outros em um movimento formativo processual e não linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhuliane Evelyn da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

Marco Antônio Margarido Costa, Universidade de São Paulo

Doutor e mestre em Letras pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, Brasil. Professor Associado
da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campina Grande, Paraíba, Brasil

Downloads

Publicado em

10 de outubro de 2023

Como Citar

SILVA, J. E. da .; COSTA, M. A. M. . Formação inicial de professores de língua inglesa e letramento crítico: um diálogo desejável?. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 36–64 / Eng. 37, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1426. Acesso em: 15 abr. 2024.

Seção

A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)