Formação inicial de professores de língua inglesa e letramento crítico: um diálogo desejável?
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1444 Colocando a pós-modernidade como pano de fundo desta pesquisa, propomos demonstrar como alunos-professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Letras – língua inglesa da Universidade Federal de Campina Grande se engajaram em atitudes críticas/práticas problematizadoras em situação de estudo. Para tanto, empreendemos uma investigação qualitativa, descritivo-analítica e utilizamos respostas a uma entrevista semiaberta e a uma narrativa que lidavam com o processo de formação docente e a relevância da língua inglesa para a prática desses futuros docentes. A análise utilizou as lentes do letramento crítico de viés pós-estruturalista (MENEZES DE SOUZA, 2011a, JORDÃO, 2014, PENNYCOOK, 2012) por ser uma abordagem que centraliza o questionamento, a produção de significação e a construção de conhecimentos situados e parece se alinhar criticamente ao que estamos entendendo enquanto demandas de um mundo pós-moderno (BAUMAN, 2007). Os dados gerados indicam que, em situação de estudo, os participantes manifestam criticidade principalmente a partir de falas que revelam questionamentos, desnaturalização e construção de entendimentos outros em um movimento formativo processual e não linear.Downloads
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Publicado em
10 de outubro de 2023
Como Citar
SILVA, J. E. da .; COSTA, M. A. M. . Formação inicial de professores de língua inglesa e letramento crítico: um diálogo desejável?. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 36–64 / Eng. 37, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1426. Acesso em: 12 out. 2024.
Seção
A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades
Licença
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