Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentos

Autores

  • Walter Vieira Barros Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
  • Marco Antônio Margarido Costa Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Letramentos, Multimodalidade, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.811

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa (PIBIC/CNPq-UFCG 2015-2016) que investigou práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos letramentos em cursos de formação de professores de língua inglesa. Tal perspectiva teórica busca capacitar o professor para atender às novas formas de comunicação e construção de conhecimento da sociedade atual – globalizada, tecnologizada, heterogênea e complexa (COPE; KALANTZIS, 2000; MATTOS, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011a). Para essa investigação, foi realizado o estudo dos dez capítulos que compõem a obra Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa (ZACCHI; STELLA, 2014), visando identificar quais práticas apresentavam de forma mais evidente os fundamentos dos letramentos. Neste artigo, discutimos acerca dos exemplos apresentados nos capítulos de Façanha (2014), Maciel (2014) e Silva (2014), por abordarem a multimodalidade de acordo com a perspectiva teórica aqui adotada. Ademais, procuramos identificar, como base nos estudos de Kalantzis e Cope (2005), os movimentos do conhecimento mobilizados em tais práticas. Com a análise, percebemos que as referidas práticas possibilitam a compreensão de que as interpretações e as verdades tidas como únicas são contingentes e situadas.

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Biografia do Autor

Walter Vieira Barros, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Mestrando e bolsista (CAPES) do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino na Universidade
Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Marco Antônio Margarido Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo –
FFLCH/USP. Professor da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

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ZACCHI, V.; STELLA, P. R. (Orgs.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: Edufal, 2014.

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Publicado em

16 de outubro de 2023

Como Citar

BARROS, W. V. .; COSTA, M. A. M. . Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 2, p. 132–143, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1629. Acesso em: 7 maio. 2024.

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