O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática

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DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.8215401
Mots-clés : World English(es), Diversidade linguística, Ensino de língua inglesa, Atividade didática

Résumé

Devido ao processo de colonização do Império Britânico e do atual impacto econômico e cultural dos Estados Unidos, não é difícil encontrar discursos que associam a língua inglesa exclusivamente com estes povos. Entretanto, com a globalização e os avanços tecnológicos, autores como Crystal (2003) defendem que a língua inglesa é, atualmente, uma língua global, uma vez que ela possui um papel de destaque ao redor do mundo, inclusive no meio educacional. Todavia, tal alcance da língua inglesa não faz com que ela seja, de fato, concebida como uma língua de todos, o que pode, inclusive, influenciar a aprendizagem do inglês como língua adicional. Dessa maneira, encontramos o(s) World English(es) (BOLTON, 2006; RAJAGOPALAN, 2005), perspectiva que promove uma concepção plural da língua inglesa, propiciando uma visão desta língua segundo uma ótica da multiplicidade. Sendo assim, o objetivo deste artigo é discutir como o(s) World English(es) podem ser uma ferramenta na difusão da diversidade linguística na aula de língua inglesa. Além disso, será apresentada uma atividade didática de ensino de inglês, confeccionada através da abordagem baseada no conteúdo (LEFFA, 2016), pautada sob o prisma do(s) World English(es) e da pluralidade linguística.

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Bibliographies de l'auteur

Altair dos Santos Bernardo Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluno do Mestrado em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Letras (Universidade Federal de São João del Rei).

Fernanda Henriques Dias, Universidade de Juiz de Fora

Doutora em Estudos Linguísticos (PUC-Rio) e Professora da Universidade de Juiz de Fora.

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Publiée

juillet 27, 2022

Comment citer

JÚNIOR, A. dos S. B. .; DIAS, F. H. O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 2, p. 89–111, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8215401. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/944. Acesso em: 25 mai. 2024.

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