MATERIALizando um ensino significativo e crítico de língua inglesa com crianças: o projeto de extensão LICOMzinho e sua proposta de material didático
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16798561Palavras-chave:
Projeto de extensão, Ensino de inglês com crianças, Ensino significativo e crítico, Material didáticoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de material didático elaborado no projeto de extensão “Oficina On-line de Língua Inglesa para Crianças – LICOMzinho”, que oferta aulas on-line e gratuitas de inglês a crianças de 8 a 11 anos de todo o Brasil, ministradas por alunos do curso de graduação em Letras Inglês-Literaturas de Língua Inglesa do Instituto de Letras (ILE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Esta ação extensionista é um desdobramento de um projeto de extensão de ensino on-line de espanhol para crianças que tem sido desenvolvido desde 2021 na UERJ. O nome "LICOMzinho" é uma homenagem ao Projeto LICOM-PLIC (Línguas para a Comunidade), alocado no ILE, que busca promover a educação linguística de alunos/as de 18 a 60 anos com cursos de diversos idiomas. A partir de uma visão de ensino significativo (Autora, 2022) e crítico (Pennycook, 2004, 2021; Tilio, 2017) de língua inglesa com crianças, a proposta de material didático aqui apresentada fundamenta-se na tríade Contextualização, Conceitualização e Transformação, a fim de promover um ensino de inglês situado que entende as crianças enquanto sujeitos sócio historicamente engajados em práticas sociais que, dada a sua complexidade e diversidade, precisam ser problematizadas. Neste sentido, o referido projeto de extensão abarca não apenas o ensino de um língua adicional, mas, também, o desenvolvimento de uma educação linguística crítica desde a infância.
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