Identidades sociais e ensino crítico na aula de FLE: desenvolvendo uma prática reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10020333
Palavras-chave: Identidades sociais, Ensino crítico, Prática reflexiva

Resumo

Esta pesquisa situa-se na perspectiva crítica de ensino que relaciona o uso da língua com o mundo social (HOOKS, 2013; PENNYCOOK, 2001). A língua é compreendida neste trabalho como prática social, repleta de ideologias e relações de poder (FAIRCLOUGH, 2008; THOMPSON, 1990). Ela constrói identidades sociais, que são múltiplas e fragmentadas (HALL, 2014; SILVA, 2014). Logo, o ensino se torna uma possibilidade de transformação social por meio da reflexão crítica da realidade (FREIRE, 2011). Dessa maneira, este estudo tem como objetivo investigar como o ensino crítico pode proporcionar reflexões sobre identidades sociais, além de (re)construir identidades docentes com vistas à favorecer uma prática reflexiva. Com base nesses eixos teóricos, este trabalho caracteriza-se por uma Pesquisa-Ação (BARBIER, 2007) de natureza qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2006). As interações em sala de aula promoveram reflexões sobre diversas práticas sociais, favorecendo aprendizados que vão além da língua por si mesma (NORTON; TOOHEY, 2001), mas se servindo dela para repensar a sociedade. Ademais, o ensino crítico contribuiu para a (re)construção de identidades docentes, possibilitando desenvolver uma prática pedagógica reflexiva, sobretudo no que tange ao papel do professor de línguas nessa perspectiva de ensino.

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Biografia do Autor

Denise Gisele de Britto Damasco, Université de Brasilia

Graduada em Letras (1986), com Mestrado (2008) e Doutorado (2014) em Educação pela Universidade de
Brasília. Professora de Francês Língua Estrangeira na Secretaria de Estado de Educação do DF de 1989
a 2015. Atualmente, faz pós-doutorado na PUC SP e é presidente da Federação Brasileira de Professores
de Francês (2017-2020 e 2020/2022).

Walesca Afonso Alves Pôrto, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora de francês língua estrangeira (FLE) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
(SEEDF) e membro da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Mestra em
Linguística Aplicada (2016) e Licenciada em Letras Francês (2009) e Português (2013) pela Universidade
de Brasília. Sua linha de pesquisa concentra-se em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos
seguintes temas: identidades sociais no ensino-aprendizagem de línguas, letramento crítico e ensino
intercultural.

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Publicado em

29 de novembro de 2021

Como Citar

DAMASCO, D. G. de B.; PÔRTO, W. A. A. Identidades sociais e ensino crítico na aula de FLE: desenvolvendo uma prática reflexiva. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. Spécial, p. 92–119, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10020333. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1675. Acesso em: 3 jul. 2024.

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