MATERIALizando um ensino significativo e crítico de língua inglesa com crianças: o projeto de extensão LICOMzinho e sua proposta de material didático

Autores/as

  • Patricia Helena da Silva Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16798561

Palabras clave:

Projeto de extensão, Ensino de inglês com crianças, Ensino significativo e crítico, Material didático

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de material didático elaborado no projeto de extensão “Oficina On-line de Língua Inglesa para Crianças – LICOMzinho”, que oferta aulas on-line e gratuitas de inglês a crianças de 8 a 11 anos de todo o Brasil, ministradas por alunos do curso de graduação em Letras Inglês-Literaturas de Língua Inglesa do Instituto de Letras (ILE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Esta ação extensionista é um desdobramento de um projeto de extensão de ensino on-line de espanhol para crianças que tem sido desenvolvido desde 2021 na UERJ. O nome "LICOMzinho" é uma homenagem ao Projeto LICOM-PLIC (Línguas para a Comunidade), alocado no ILE, que busca promover a educação linguística de alunos/as de 18 a 60 anos com cursos de diversos idiomas. A partir de uma visão de ensino significativo (Autora, 2022) e crítico (Pennycook, 2004, 2021; Tilio, 2017) de língua inglesa com crianças, a proposta de material didático aqui apresentada fundamenta-se na tríade Contextualização, Conceitualização e Transformação, a fim de promover um ensino de inglês situado que entende as crianças enquanto sujeitos sócio historicamente engajados em práticas sociais que, dada a sua complexidade e diversidade, precisam ser problematizadas. Neste sentido, o referido projeto de extensão abarca não apenas o ensino de um língua adicional, mas, também, o desenvolvimento de uma educação linguística crítica desde a infância.   

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Publicado

2025-06-07

Cómo citar

COSTA, Patricia Helena da Silva. MATERIALizando um ensino significativo e crítico de língua inglesa com crianças: o projeto de extensão LICOMzinho e sua proposta de material didático . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 3, p. e6299 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16798561. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6299. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente

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