Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência

Autores/as

Palabras clave: Ensino de espanhol, Formação de professores, Ecologia de saberes, Letramento crítico

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1509

Trazemos, para este artigo, um recorte de uma pesquisa de mestrado. O contexto investigado foi um curso de formação de professores com os participantes - os professores em formação inicial do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus, da Universidade Federal de Alagoas, e que são também graduandos do curso de Letras – espanhol. Realizamos um diálogo entre a ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2009, 2010) e a perspectiva do letramento crítico (BISHOP, 2014; JANKS, 2013, 2014), relacionando-os à formação de professores para compreendê-la como um processo contínuo e permanente, que exige de nós, professores e formadores em formação, um exercício constante de autoanálise e reflexão das nossas percepções, dos nossos pensamentos e, principalmente, das nossas ações, dentro e fora da sala de aula. Objetivamos, portanto, provocar reflexões sobre a formação como um espaço de (des) (re) construção de conhecimentos. Para isso, utilizamos a autoetnografia (ELLIS, 2004; ELLIS, ADAMS, BOCHNER, 2015) como metodologia qualitativa de pesquisa e de escrita que procura descrever com detalhes e analisar a experiência pessoal com o objetivo de compreender a experiência cultural.

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Biografía del autor/a

Sérgio Ifa, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Doutor em Linguística Aplicada. Docente na Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Maceió, Alagoas,
Brasil.

Jane Neves de Moura, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Maceió, Alagoas, Brasil.

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Publicado

octubre 8, 2023

Cómo citar

IFA, S. .; MOURA, J. N. de . Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 4, p. Port. 118– 137 / Eng. 116, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393. Acesso em: 25 may. 2024.

Sección

Artigos de temas livres