A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura

Autores

  • Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Palavras-chave: Ensino, Leitura, Literatura, Formação docente

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1216 

Neste trabalho busco problematizar acerca de que saberes e fazeres contribuem para a formação de professores de literatura, tendo como objeto de estudo a obra literária infantil Galileu leu, de Lia Zatz.. A escolha do texto de Zatz  permite estabelecer um diálogo com as quatro categorias de saberes necessários à atuação e formação docente apresentadas por Tardif, a saber: saberes da formação profissional, saberes das disciplinas, saberes curriculares e saberes da experiência. Durante a leitura do texto, buscamos responder a questionamentos do tipo: a) Quais concepções de leitura, leitura literária, ensino e práticas de letramento são sugeridas na obra? d) Como a busca do menino Galileu por um processo de fruição durante a leitura contribuiu para uma ressignificação da prática pedagógica adotada pela professora? Que correntes de estudos literários poderão auxiliar para a compreensão da relação leitor X texto presentificada na obra? Como resultados, percebeu-se que através do tom lúdico do pequeno enredo e do jogo de ilustrações contidos, a obra faz uma analogia aos saberes necessários para formar leitores e professores, de modo que é possível pensar que os fazeres (as práticas adotadas pelo docente) para o ensino de literatura busquem configurar o  leitor  como agente fundamental nesse processo. As contribuições de Tardif (2002) e Jauss (1998) serviram como aporte teórico fundamental para as presentes considerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atua como
professora da Graduação em Letras e da Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal
de Campina Grande - UFCG, Brasil.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990, (Coleção Memória e Sociedade), p. 17, grifo nosso.

___. Leituras e leitores na França do Antigo Regime; tradução Álvaro Lorencini – São Paulo: Editora UNESP, 2004

COUTINHO, Afrânio (dir.). A literatura no Brasil: introdução geral. 4ª ed. rev. e ampl.; São Paulo: Global, 1997. Vol. 1

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

___________. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2011 (Coleção Questões da Nossa Época; 22).

JAUSS, H. R. A História da Literatura como provocação à Teoria Literária. São Paulo: Ática, 1994.

KLEIMAN, A. B. Texto e Leitor aspectos: cognitivos de leitura. 8. ed. São Paulo: Pontes, 2002.

LAJOLO, Marisa. “No jardim das letras, o pomo da discórdia”.. http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/pomo.htm. acesso em 12/out/2017.

MAGNANI, Maria do Rosário M. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos; 74).

SOUZA, Roberto Acízelo. O império da eloquência. Rio de Janeiro: Eduerj/Eduff, 1999.

ZILBERMAN, R e SILVA, Ezequiel T. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. São Paulo: Global, 2008.

Downloads

Publicado em

13 de outubro de 2023

Como Citar

NÓBREGA, M. M. dos S. S. . A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 228–241, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1516. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Literatura juvenil e jovens leitores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)