A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura

Auteurs

  • Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Mots-clés : Ensino, Leitura, Literatura, Formação docente

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1216 

Neste trabalho busco problematizar acerca de que saberes e fazeres contribuem para a formação de professores de literatura, tendo como objeto de estudo a obra literária infantil Galileu leu, de Lia Zatz.. A escolha do texto de Zatz  permite estabelecer um diálogo com as quatro categorias de saberes necessários à atuação e formação docente apresentadas por Tardif, a saber: saberes da formação profissional, saberes das disciplinas, saberes curriculares e saberes da experiência. Durante a leitura do texto, buscamos responder a questionamentos do tipo: a) Quais concepções de leitura, leitura literária, ensino e práticas de letramento são sugeridas na obra? d) Como a busca do menino Galileu por um processo de fruição durante a leitura contribuiu para uma ressignificação da prática pedagógica adotada pela professora? Que correntes de estudos literários poderão auxiliar para a compreensão da relação leitor X texto presentificada na obra? Como resultados, percebeu-se que através do tom lúdico do pequeno enredo e do jogo de ilustrações contidos, a obra faz uma analogia aos saberes necessários para formar leitores e professores, de modo que é possível pensar que os fazeres (as práticas adotadas pelo docente) para o ensino de literatura busquem configurar o  leitor  como agente fundamental nesse processo. As contribuições de Tardif (2002) e Jauss (1998) serviram como aporte teórico fundamental para as presentes considerações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atua como
professora da Graduação em Letras e da Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal
de Campina Grande - UFCG, Brasil.

Références

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990, (Coleção Memória e Sociedade), p. 17, grifo nosso.

___. Leituras e leitores na França do Antigo Regime; tradução Álvaro Lorencini – São Paulo: Editora UNESP, 2004

COUTINHO, Afrânio (dir.). A literatura no Brasil: introdução geral. 4ª ed. rev. e ampl.; São Paulo: Global, 1997. Vol. 1

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

___________. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2011 (Coleção Questões da Nossa Época; 22).

JAUSS, H. R. A História da Literatura como provocação à Teoria Literária. São Paulo: Ática, 1994.

KLEIMAN, A. B. Texto e Leitor aspectos: cognitivos de leitura. 8. ed. São Paulo: Pontes, 2002.

LAJOLO, Marisa. “No jardim das letras, o pomo da discórdia”.. http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/pomo.htm. acesso em 12/out/2017.

MAGNANI, Maria do Rosário M. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos; 74).

SOUZA, Roberto Acízelo. O império da eloquência. Rio de Janeiro: Eduerj/Eduff, 1999.

ZILBERMAN, R e SILVA, Ezequiel T. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. São Paulo: Global, 2008.

Publiée

octobre 13, 2023

Comment citer

NÓBREGA, M. M. dos S. S. . A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 228–241, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1516. Acesso em: 21 nov. 2024.

Rubrique

Literatura juvenil e jovens leitores

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice