Leitura do conto Viagem aos seios de Duília, de Aníbal Machado: uma proposta de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14542549Resumo
Durante muito tempo, o ensino de literatura no ensino médio esteve restrito à historicidade de movimentos literários e a biografias de autores considerados renomados, de modo descontextualizado e desmotivante. Apesar de a literatura ter sido reconhecida, ao longo das décadas, como imprescindível em sala de aula, não é incomum nos depararmos com a realidade de que a leitura de textos literários vem sendo deixada em segundo plano nos ambientes escolares, muitas vezes, devido ao desconhecimento do professor sobre como ensinar literatura e leitura literária. Nesse contexto, tornam-se relevantes estudos e propostas metodológicas que fomentem a formação de leitores proficientes. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade de leitura do conto Viagem aos seios de Duília, de Aníbal Machado, para ser aplicada em turmas do segundo ano do ensino médio. A proposta está respaldada no modelo de sequência básica elaborado por Cosson (2016), além de se fundamentar em reflexões de autores como Aguiar e Bordini (1993) e Aguiar (1996) acerca de alternativas metodológicas para a formação do leitor. Acreditamos que este estudo contribui de maneira significativa com o ensino de literatura nas escolas, ao reconhecer a importância de práticas que promovam a formação de leitores literários autônomos e competentes, motivando e ampliando os horizontes dos alunos no que se refere aos modos de ler textos e de enxergar o mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura; Sequência básica; Leitura de conto; Formação de leitores.
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