Da formação docente à formação do leitor/literário na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas teóricas e de pesquisas na modernidade tardia

Autores

Palavras-chave: Formação docente, aluno-leitor, educação literária, EJA, Modernidade.

Resumo

Objetivando estabelecer relações de aproximação e distanciamento entre os instrumentos conceituais trabalhados por teóricos da contemporaneidade nos diversos setores de conhecimento das ciências humanas e sociais, especificamente na educação; este trabalho tem por objetivo situar algumas abordagens teóricas e de pesquisas sobre a formação docente, no tocante à formação do aluno-leitor/literário na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Nessa acepção, partindo das ideias de Morin (2008), Canclini (2008), Giddens (2002), Hall (2006), Foucault (2010) e Bourdieu (2004) no campo dos estudos culturais, discutiremos questões acerca da profissionalização docente a partir dos pressupostos de Nóvoa (2017), também, os saberes da formação em Tardif (2010) e sobre o trabalho do professor em Amigues (2004) e Schön (2008). Metodologicamente, este trabalho é de natureza bibliográfica, a partir de uma revisão de literatura sobre as temáticas elencadas como categorias de análise, quais sejam: a formação docente, a formação do aluno-leitor e a leitura literária na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Seguindo essa linha, objetivamos discutir essas relações numa perspectiva dos estudos culturais pós-coloniais, analisando as conexões entre tais concepções e os reflexos destas nos movimentos humanos e sociais.

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Biografia do Autor

Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Professora Assistente do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão atuando na área de Literatura.

Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande

AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In:. MACHADO, Ana R. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.

 

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CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. 4ª ed. São Paulo: EDUSP, 2008

 

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

 

GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

 

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Trad. Tomáz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP & A Editora, 2006.

 

MORIN, E. Ciência com consciência. 12ª ed. Trad. Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

 

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cad. Pesqui. [on-line]. 2017, vol. 47, n.166, pp.1106-1133. ISSN 1980-5314.

 

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional: introdução. 11ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.

 

_______________. Saberes docentes e formação profissional: o saber dos professores em seu trabalho. 11ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.

 

Referências

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Publicado em

6 de abril de 2025

Como Citar

CARVALHO, A. M. C. P. .; NÓBREGA, M. M. dos S. S. . Da formação docente à formação do leitor/literário na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas teóricas e de pesquisas na modernidade tardia. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 1, p. e3281, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3281. Acesso em: 23 abr. 2025.

Seção

n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade