Da formação docente à formação do leitor/literário na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas teóricas e de pesquisas na modernidade tardia
Resumo
Objetivando estabelecer relações de aproximação e distanciamento entre os instrumentos conceituais trabalhados por teóricos da contemporaneidade nos diversos setores de conhecimento das ciências humanas e sociais, especificamente na educação; este trabalho tem por objetivo situar algumas abordagens teóricas e de pesquisas sobre a formação docente, no tocante à formação do aluno-leitor/literário na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Nessa acepção, partindo das ideias de Morin (2008), Canclini (2008), Giddens (2002), Hall (2006), Foucault (2010) e Bourdieu (2004) no campo dos estudos culturais, discutiremos questões acerca da profissionalização docente a partir dos pressupostos de Nóvoa (2017), também, os saberes da formação em Tardif (2010) e sobre o trabalho do professor em Amigues (2004) e Schön (2008). Metodologicamente, este trabalho é de natureza bibliográfica, a partir de uma revisão de literatura sobre as temáticas elencadas como categorias de análise, quais sejam: a formação docente, a formação do aluno-leitor e a leitura literária na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Seguindo essa linha, objetivamos discutir essas relações numa perspectiva dos estudos culturais pós-coloniais, analisando as conexões entre tais concepções e os reflexos destas nos movimentos humanos e sociais.
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Referências
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