A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura
Resumen
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1216
Neste trabalho busco problematizar acerca de que saberes e fazeres contribuem para a formação de professores de literatura, tendo como objeto de estudo a obra literária infantil Galileu leu, de Lia Zatz.. A escolha do texto de Zatz permite estabelecer um diálogo com as quatro categorias de saberes necessários à atuação e formação docente apresentadas por Tardif, a saber: saberes da formação profissional, saberes das disciplinas, saberes curriculares e saberes da experiência. Durante a leitura do texto, buscamos responder a questionamentos do tipo: a) Quais concepções de leitura, leitura literária, ensino e práticas de letramento são sugeridas na obra? d) Como a busca do menino Galileu por um processo de fruição durante a leitura contribuiu para uma ressignificação da prática pedagógica adotada pela professora? Que correntes de estudos literários poderão auxiliar para a compreensão da relação leitor X texto presentificada na obra? Como resultados, percebeu-se que através do tom lúdico do pequeno enredo e do jogo de ilustrações contidos, a obra faz uma analogia aos saberes necessários para formar leitores e professores, de modo que é possível pensar que os fazeres (as práticas adotadas pelo docente) para o ensino de literatura busquem configurar o leitor como agente fundamental nesse processo. As contribuições de Tardif (2002) e Jauss (1998) serviram como aporte teórico fundamental para as presentes considerações.
Descargas
Citas
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990, (Coleção Memória e Sociedade), p. 17, grifo nosso.
___. Leituras e leitores na França do Antigo Regime; tradução Álvaro Lorencini – São Paulo: Editora UNESP, 2004
COUTINHO, Afrânio (dir.). A literatura no Brasil: introdução geral. 4ª ed. rev. e ampl.; São Paulo: Global, 1997. Vol. 1
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.
___________. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2011 (Coleção Questões da Nossa Época; 22).
JAUSS, H. R. A História da Literatura como provocação à Teoria Literária. São Paulo: Ática, 1994.
KLEIMAN, A. B. Texto e Leitor aspectos: cognitivos de leitura. 8. ed. São Paulo: Pontes, 2002.
LAJOLO, Marisa. “No jardim das letras, o pomo da discórdia”.. http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/pomo.htm. acesso em 12/out/2017.
MAGNANI, Maria do Rosário M. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos; 74).
SOUZA, Roberto Acízelo. O império da eloquência. Rio de Janeiro: Eduerj/Eduff, 1999.
ZILBERMAN, R e SILVA, Ezequiel T. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. São Paulo: Global, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.