O Programa Idiomas Sem Fronteiras - ISF e a formação do professor de Língua Alemã da Universidade Federal da Bahia

Autores

  • Jael Glauce da Fonseca Universidade Federal da Bahia
  • José Carlos Ximenes IsF
Palavras-chave: Aprendizagem ubíqua, Formação de professor, Alemão como língua estrangeira

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.787

Neste trabalho relatamos algumas reflexões teóricas e práticas decorrentes dos encontros de formação ofertado ao tutor presencial de língua alemã como língua estrangeira (LE) no Programa Idioma sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ressaltamos que, por ser a formação dos licenciandos em Letras-Alemão da UFBA voltada para a educação presencial, foi necessário voltar o olhar para a educação pela modalidade a distância (EaD), uma vez que o curso ofertado pelo IsF-Alemão acontece via online. Buscamos assim primeiramente contextualizar o IsF-Alemão na UFBA e em seguida conhecer alguns aspectos da EaD - seu conceito e o papel dos envolvidos nessa modalidade - para em seguida discutir o papel docente e discente no processo de ensino-aprendizagem de LE. Em outro momento, mencionamos a importância de se conhecer na prática a plataforma de ensino-aprendizagem Moodle, para se chegar ao tema da aprendizagem por dispositivos móveis, no caso, pela rede social WhatsApp, e, por último, lançamos um olhar sobre a questão da aprendizagem ubíqua.

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Biografia do Autor

Jael Glauce da Fonseca, Universidade Federal da Bahia

Professora Doutora da Universidade Federal da Bahia.

José Carlos Ximenes, IsF

Graduando em Letras/Professor em Formação do IsF.

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Publicado em

17 de outubro de 2023

Como Citar

FONSECA, J. G. da .; XIMENES, J. C. . O Programa Idiomas Sem Fronteiras - ISF e a formação do professor de Língua Alemã da Universidade Federal da Bahia. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 7–19, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1641. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil