A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores

Autores/as

  • Andréia Turolo da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Teixeira de Carvalho UFC
  • Leonardo Antônio Silva Teixeira UFC
Palabras clave: Prática Exploratória, Formação pedagógica, Professor reflexivo-crítico

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.794

Este artigo descreve uma experiência colaborativa de formação docente dos professores bolsistas do Núcleo de Línguas-Inglês da Universidade Federal do Ceará (NucLi-UFC) por meio da Prática Exploratória, que envolvia a pesquisa e a reflexão sobre a ação pedagógica ao mesmo tempo em que os professores experimentavam estratégias e metodologias de ensino. As etapas de implementação da Prática Exploratória com o grupo de professores foram as seguintes: a) formulação de perguntas de pesquisa a partir dos questionamentos dos professores; b) exposição, debates e reflexão coletiva sobre os questionamentos de cada professor; c) design das aulas associado ao design da pesquisa e escolha de ferramentas e procedimentos de construção e análise de dados e; d) revisão de literatura; e) exposição preliminar de resultados com reflexão colaborativa; f) exposição final do trabalho em evento acadêmico; e g) avaliação da experiência de pesquisa no formato de um relato. Ao todo, nove professores participaram das primeiras seis etapas e dois contribuíram com relatos de descrição e avaliação da experiência. Os resultados do experimento mostraram que a Prática Exploratória foi uma maneira produtiva para a atividade de formação docente no NucLi, em que todos foram beneficiados com os questionamentos, investigações e descobertas uns dos outros num crescimento mútuo que confirmou o NucLi-UFC do programa Idiomas sem Fronteiras como um ambiente legítimo de formação docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréia Turolo da Silva, Universidade Federal do Ceará

Andréia Turolo da Silva é Doutora em Linguística e professora do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução na Universidade Federal do Ceará.

Daniel Teixeira de Carvalho, UFC

Daniel Teixeira de Carvalho é graduando em Letras Inglês na Universidade Federal do Ceará e professor
bolsista no NucLi Inglês-UFC.

Leonardo Antônio Silva Teixeira, UFC

Leonardo Antônio Silva Teixeira é graduando em Letras Inglês Português na Universidade Federal do Ceará e é professor bolsista no NucLi Inglês-UFC.

Publicado

octubre 17, 2023

Cómo citar

SILVA, A. T. da .; CARVALHO, D. T. de .; TEIXEIRA, L. A. S. . A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 95–110, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1646. Acesso em: 22 jul. 2024.

Sección

Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil