Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letras

Autores

  • Vanessa Maria da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Língua, Cultura, Formação de Professores, Orientações Curriculares Nacionais

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.437

Resumo: A intercultura pode ser determinante para o êxito da interação comunicativa, proporcionando capacidades de negociação cultural que combinem comportamento curioso e consciente da necessidade de ultrapassar os estereótipos, com os conhecimentos linguísticos e culturais presentes na língua. A perspectiva intercultural contempla uma abordagem diferenciada do ensino de línguas estrangeiras (LE) favorecendo a consciência social, criatividade, mente aberta para novos conhecimentos e reforma na maneira de pensar e ver o outro. Nossa pesquisa com foco na formação de professores de língua estrangeira pelos Cursos de Letras, tem como objetivo investigar, se o ensino da cultura integra o ensino da LE. Procuramos analisar, por meio de um estudo documental, como os Cursos de Letras conceituadas universidades, do estado de São Paulo, preparam seu estudante, futuro professor, para reafirmar e desenvolver as propostas idealizadas pelos pesquisadores e teóricos que contemplam ensino de língua indissociável do ensino da cultura; como também para desempenharem, quando docente, os objetivos recomendados pelas Orientações Curriculares Nacionais, OCN, para o Ensino Médio. Nosso referencial teórico apoia-se em Byran (1997,1998), Hall (2004), Johnson (2009), Kramsch (2009), Risager (2007), dentre outros autores que defendem o ensino de LE a partir da perspectiva intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Maria da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre doutoranda em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Downloads

Publicado

21-10-2023

Como Citar

SILVA, Vanessa Maria da. Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letras. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 2, p. 8–28, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1777. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.