Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letras

Autores

  • Vanessa Maria da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palavras-chave: Língua, Cultura, Formação de Professores, Orientações Curriculares Nacionais

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.437

Resumo: A intercultura pode ser determinante para o êxito da interação comunicativa, proporcionando capacidades de negociação cultural que combinem comportamento curioso e consciente da necessidade de ultrapassar os estereótipos, com os conhecimentos linguísticos e culturais presentes na língua. A perspectiva intercultural contempla uma abordagem diferenciada do ensino de línguas estrangeiras (LE) favorecendo a consciência social, criatividade, mente aberta para novos conhecimentos e reforma na maneira de pensar e ver o outro. Nossa pesquisa com foco na formação de professores de língua estrangeira pelos Cursos de Letras, tem como objetivo investigar, se o ensino da cultura integra o ensino da LE. Procuramos analisar, por meio de um estudo documental, como os Cursos de Letras conceituadas universidades, do estado de São Paulo, preparam seu estudante, futuro professor, para reafirmar e desenvolver as propostas idealizadas pelos pesquisadores e teóricos que contemplam ensino de língua indissociável do ensino da cultura; como também para desempenharem, quando docente, os objetivos recomendados pelas Orientações Curriculares Nacionais, OCN, para o Ensino Médio. Nosso referencial teórico apoia-se em Byran (1997,1998), Hall (2004), Johnson (2009), Kramsch (2009), Risager (2007), dentre outros autores que defendem o ensino de LE a partir da perspectiva intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Maria da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre doutoranda em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Downloads

Publicado em

21 de outubro de 2023

Como Citar

SILVA, V. M. da . Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letras. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 2, p. 8–28, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1777. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas