Uso de videoaulas na divulgação de conteúdos para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa

Autores

  • Katianny Késia Mendes Negromonte UFCG
  • Williany Miranda da Silva UFCG
Palavras-chave: Videoaulas, Multimodalidade, Ensino de gramática

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.975

As atividades de ensino  já não podem desconsiderar a relevância e os impactos que as tecnologias da informação provocam na aprendizagem, visto que o ambiente digital é permeado de sites que disponibilizam gratuitamente materiais didáticos, a exemplo de videoaulas, para auxiliar o estudo de conteúdos destinados a exames de larga escala, dentre estes, o ENEM. Nessa perspectiva, a presente pesquisa preocupa-se em refletir sobre a relevância das videoaulas diante do tratamento dado aos conteúdos. Para tanto, tem-se como questão basilar : O que as vídeoaulas, presentes em sites recomendados pelo Enem, revelam sobre a concepção de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa? Para respondê-la, objetiva-se analisar o funcionamento de vídeoaulas como mediadores de ensino e aprendizagem de conteúdos sugeridos pelo ENEM. Além disso, pretende-se: caracterizá-las segundo o formato que apresentam para tratar o conteúdo de gramática de Língua Portuguesa e refletir sobre as concepções de ensino de gramática subjacentes aos ambientes virtuais-sites-. A seleção das videoaulas foi decorrente de quatro sites divulgados no endereço (http://canaldoensino.com.br/blog/12-sites-para-estudar-de-graca-para-o-enem), onde se verificou nesses ambientes digitais: acesso aberto, gratuito e conteúdos gramaticais, oferecidos como materiais complementares, destinados aos candidatos que desejam realizar o Enem. A partir dessa seleção, realizaram-se reflexões teóricas sobre linguagem multimodal e as concepções de ensino de gramática, embasadas nos autores como:  Kleiman, 2005;  Vieira & Silvestre 2015;  Dionísio, 2013; Filatro, 2008;  Oliveira & Stadler, 2014; Spanhol & Spanhol, 2009; Antunes, 2003; Mendonça, 2006; Braga, 2010; Freire e Leffa, 2013 Koch e Elias, 2014.  Para tratar da metodologia, a investigação está ancorada na base descritiva e nos estudos netnográficos, uma vez que o objeto de análise se encontra em ambientes digitais. A sistematização do objeto investigado quanto à forma e ao funcionamento revelou que não há uma estrutura fixa e determinante para tratar os conteúdos. Além disso, o entrecruzamento da forma e do funcionamento sinalizou a predominância de duas concepções de ensino de gramática: no domínio prescritivo, evidenciando, sobremaneira, conceitos e regras, e no domínio reflexivo, com a ênfase no tratamento da língua a partir do uso.  

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Biografia do Autor

Katianny Késia Mendes Negromonte, UFCG

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação (POSLE/UAL/UFCG), e membro do grupo de pesquisa,
Teorias da linguagem e ensino.

Williany Miranda da Silva, UFCG

A autora é professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e ensino (POSLE/UAL/UFCG).

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Publicado em

15 de outubro de 2023

Como Citar

NEGROMONTE, K. K. M. .; SILVA, W. M. da . Uso de videoaulas na divulgação de conteúdos para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 1, p. 287–308, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1573. Acesso em: 18 maio. 2024.

Seção

Artigos de temas livres