Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contact
Editorial Team
Notícias
Sobre
About the Journal
Ethics Policy
Focus and Scope
Formulário de avaliação
Privacy Statement
Grupo de pesquisa LELLC
Organização de dossiês
Search
Portal de Periódicos
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 14 No. 3 (2025): Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente
Vol. 14 No. 3 (2025): Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente
Published:
2025-08-13
Capa
Capa
Equipe de Produção Editorial RLR
png (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
e6222
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15616927
Editorial - Eng.
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
e6233
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15616367
Apresentação
Apresentação
Ana Regina Calindro, Livia Eccard, Ana Beatriz Simões
e6227
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605253
Apresentação - Eng.
Ana Regina Calindro, Livia Eccard, Ana Beatriz Simões
e6237
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605369
n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente
Dizer-se em francês: identidade, representatividade e desejo no ensino de francês para crianças
Victor Augusto Menezes Ribeiro
e6198
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605200
Se dire en français: identité, représentativité et désir dans l’enseignement de français aux enfants
Victor Augusto Menezes Ribeiro
e6519
Fran. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605210
Linguística Aplicada uma revisão bibliográfica sobre o ensino e a aprendizagem das línguas na fronteira franco-brasileira
Josiane da Trindade Damasceno, Lizandra Valéria da Silva Fumelê
e6249
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605498
Linguistique Appliquée : une révision bibliographique sur l’enseignement des langues dans la frontière franco-brésilienne
Josiane da Trindade Damasceno, Lizandra Valéria da Silva Fumelê
e6535
Fran. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605516
Efeitos da Instrução Explícita na Aquisição-Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira
Juliana Barbosa
e6324
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612118
Effets de l'Instruction Explicite dans l'Acquisition-Apprentissage du Français comme Langue Étrangère
Juliana Barbosa
e6530
Fran. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612122
Salvationism and Developmentalism: coloniality biases in an English language teaching book
Elisabete Cristina Ongaratto, Renata Trindade Severo
e6259
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605547
Salvationism and Developmentalism: coloniality biases in an English language textbook
Elisabete Cristina Ongaratto, Renata Trindade Severo
e6522
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605567
MATERIALizando um ensino significativo e crítico de língua inglesa com crianças: o projeto de extensão LICOMzinho e sua proposta de material didático
Patricia Helena da Silva Costa
e6299
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16798561
MATERIALizing a meaningful and critical English language teaching with children: the extension project LICOMzinho and its teaching material proposal
Patricia Helena da Silva Costa
e6527
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612074
Tecendo saberes: conexões entre criação de material didático e prática docente em FLE
Maria Eduarda Sampaio, Yagho Szulik, Larissa Arruda
e6275
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611698
Tisser des savoirs : connexions entre création de matériel didactique et pratique pédagogique en FLE
Maria Eduarda Sampaio, Yagho Terencio Szulik, Larissa de Souza Arruda
e6524
Fran. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611857
Formação de professores de línguas para fins de internacionalização do ensino superior: as potenciais contribuições de uma rede de comunidades
Cibele CORADIN-BAIL
e6315
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16813112
Language teacher education for the internationalization of higher education: the potential contributions of a network of communities
Cibele CORADIN-BAIL
e6528
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16813033
Práticas extensionistas: leitura e escrita com as escolas de ensino fundamental e médio de Jaguarão e Arroio Grande
Naiara Souza da Silva, Eriton Rodrigues Pereira, Amanda Gomes, Rafaella Dias
e6209
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16801006
Prácticas extensionistas: lectura y escritura con las escuelas de la enseñanza fundamental y media de Jaguarão y Arroio Grande
Naiara Souza da Silva, Ériton Rodrigues Pereira, Amanda Luisa Arcoverde Gomes, Rafaella Fernandes Dias
e6521
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16801409
A formação dos professores de língua portuguesa sob a ótica da Transposição Didática: o conhecimento linguístico agregado à educação básica
Ana Luiza Melo, Mayara Nicolau De Paula
e6276
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611600
Portuguese teacher training under the Didactic Transposition: how linguistic knowledge meets the school
Ana Luiza Melo, Mayara Nicolau de Paula
e6523
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611609
Palitárvore da Predicação e Varal da Predicação: Propostas para o desenvolvimento da consciência sintática na educação básica
Juliana Nespoli, Elaine Melo, Marina Florim
e6273
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611886
“Palitárvore da Predicação” and “Varal da Predicação”: proposals for the development of syntactic awareness in elementary education
Juliana Nespoli, Elaine Melo, Marina Florim
e6525
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611975
As pesquisas em Linguística e o ensino de Língua Portuguesa em diálogo: a abordagem do vocativo no Ensino Básico
Ananda Elisabeth Fernandes, Natália Sather Sigiliano
e6210
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605384
Research in Linguistics and the teaching of Portuguese Language in dialogue: the approach of the vocative in Basic Education
Ananda Elisabeth Fernandes, Natália Satlher Sigiliano
e6520
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15605413
Between Theory and Practice: Contributions of the Null Subject Parameter to L2 Teaching
Marina Verniano
e6310
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612166
Between Theory and Practice: Contributions of the Null Subject Parameter to L2 Teaching
Marina Verniano
e6534
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612177
Specific learning trajectories of spelling regularities
Cecília Toledo
e6319
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612099
Specific Learning Trajectories of Spelling Regularities
Cecília Toledo
e6529
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612113
Contribuições para o desenvolvimento da competência leitora: resultados de uma pesquisa-ação no Curso Normal
Glaucia Peçanha Alves da Silva, Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
e6330
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612132
Contributions to the development of reading competence: results of an action research in the Teacher Training Course
Glaucia Peçanha Alves da Silva, Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
e6531
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612139
TEACHING WRITING
what does the evidence say
João Batista Oliveira e Araújo, Mariana Fonseca
e6279
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612022
Teaching Writing: What the Evidence Says
João Batista Oliveira e Araújo, Mariana Fonseca
e6526
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612052
Produção textual na educação escolar indígena: ensino intercultural e bilíngue na prática
VITOR SCHNEIDER, Natalia Fauro
e6328
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612151
Producción textual en la educación escolar indígena: enseñanza intercultural y bilingüe en la práctica
VITOR SCHNEIDER, Natalia Uriarte Fauro
e6532
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612160
Colaboradores
Colaboradores ad hoc
Equipe de Produção Editorial RLR
e6242
Port. (Português (Brasil))
Keywords
Links
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Block title
A toponímia indígena artificial no Brasil: uma classificação dos nomes de origem tupi criados nos séculos XIX e XX
29
A circularidade trágica em Esperando Godot, de Samuel Beckett
23
The k-pop idol in focus of Applied Linguistics: a discursive analysis of character construction in fanfiction
23
Intermidialidade e referências intermidiáticas: uma introdução
22
O português na República Democrática de Timor-Leste: quase duas décadas depois
21
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: